Dada a largada para a 6ª ExpoRoca e 9ª Fecarpa

Com o objetivo de evidenciar os potenciais do município e incentivar o consumo do pescado, Roca Sales deu início à contagem regressiva para a 6ª ExpoRoca e 9ª Fecarpa. O lançamento ocorreu na última sexta-feira, dia 29 de novembro, no Centro Social Urbano e contou com a participação de autoridades locais e regionais, líderes comunitários, entidades, soberanas do Município, o mascote do evento, Carpito, imprensa e comunidade.

Em seu pronunciamento, o presidente da Câmara de Indústria, Comércio, Agropecuária e Serviços (CIC) Roca Sales, Silvio Grandi, lembrou da primeira edição do evento. “Desde 1993 a Fecarpa vem construindo alternativas para o desenvolvimento da piscicultura local e regional. Para consagrarmos mais uma edição precisamos da união de todos a fim de multiplicarmos o convite às pessoas. Somente assim a nossa feira terá cada vez mais sucesso”, disse.

Em seguida, o presidente do evento, Kurt Koste, falou do intuito em realizar a festa. “Queremos alavancar o setor da piscicultura, oportunizando a integração, lazer e entretenimento às famílias, assim como promover negócios, comercializar produtos e incrementar as vendas”, falou, definindo o evento como “um espaço para todas as idades, desde a criança até o idoso”. Conforme ele, para esta edição haverá novidades na estrutura, na programação e em ações de fortalecimento e promoção da gastronomia à base de peixe.

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, vereador Paulo Koste, citou a importância da parceria entre o poder público e a CIC para a consolidação de mais uma edição. “A Câmara tem o propósito de ser parceria de tudo que soma a Roca Sales. E a ExpoRoca e Fecarpa tem a somar. Se juntos trabalharmos, o evento colocará o município em destaque regional e estadual”, enalteceu.

O prefeito Nélio José Vuaden falou sobre o préstígio da festa. “Nós queremos cada vezs mais destacar nossas riquezas, e uma delas é o ser humano rocasalense: honesto, trabalhadores e ordeiro. Temos certeza que a nossa festa vai mostrar o que temos de melhor. Roca Sales é considerada destaque na região em relação à produção de pescado. Temos a convicção de que estamos no caminho certo para realizarmos a maior edição da ExpoRoca e Fecerpa”, finalizou.

Para encerrar a solenidade, foi servido um coquetel com pratos à base de peixe.

O evento

Assim como em 2012, a ExpoRoca e Fecarpa ocorrem no Centro Social Urbano, localizado na entrada principal da cidade. No ginásio haverá a Feira Comercial, Industrial e de Serviços. No espaço externo acontecerão os shows e a exposição de Veículos de Serviços, bem como a exposição e comercialização de peixes, oficinas de gastronomia e processamento de pescado. O evento também terá gastronomia e brinquedos infláveis para as crianças. Tanto a feira quanto a praça de alimentação e os shows estarão em um espaço com área coberta e terão entrada gratuita. A expectativa da organização é reunir 35 mil visitantes nos três dias de programações.

Expositores

A venda dos espaços internos e externos da Feira Comercial, Industrial e de Serviços inicia após o lançamento oficial. Entre 2 e 13 de dezembro os associados à CIC-Roca Sales e profissionais locais possuem preferência na locação de estandes. Em seguida, a comercialização será aberta aos demais interessados. Mais informações através do telefone (51) 3753-2300. Nesta edição, mais de 100 espaços são disponibilizados.

A 6ª ExpoRoca e 9ª Fecarpa ocorrerá no Centro Social Urbano (CSU) entre os dias 7, 8 e 9 de março de 2014. O evento é promovido pela CIC-Roca Sales. A parceria é da Administração Municipal e da Câmara Municipal de Vereadores e o apoio da Emater-RS/Ascar e Associação Rocasalense de Piscicultura.

Programação

A ExpoRoca e Fecarpa promoverão atrações artísticas e culturais variadas. A comissão organizadora define nos próximos dias a programação oficial do evento.

Ingressos

Entrada gratuita em todos os dias do evento.

Horários de funcionamento da Feira

Na sexta-feira, dia 7, das 16h às 22h; no dia 8, das 10h às 22h; e no domingo, dia 9, das 10h às 19h. A abertura oficial do evento ocorre na sexta-feira a partir das 18h30min.

Piscicultura

O município de Roca Sales está entre os três maiores do Vale do Taquari em relação à produção de peixes. Ao todo, de 80 a 120 toneladas são produzidas anualmente em 353 açudes de 72 produtores. Como forma de amparo, desde 1992 existe a Associação Rocasalense de Piscicultura. Entre os cultivadores está SigmarScheer, que, há dois anos conquistou a licença do Sistema de Inspeção Municipal do seu abatedouro, o único da cidade. Localizado na Linha Fazenda Lohmann, comercializa o pescado na alimentação escolar, feiras municipais e comércio em geral. Para incentivar a produção, o escritório municipal da Emater-RS e a Secretaria Municipal da Agricultura, elaboraram, juntamente com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, 10 projetos de viveiros de peixe para instalação local.

Serviço:

O que: 6ª Exporoca e 9ª Fecarpa
Local: Centro Social Urbano, na entrada principal da cidade de Roca Sales
Visitação Pública: dias 7, 8 e 9 de março de 2014
Ingresso: Entrada gratuita

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...