Cursos profissionalizantes ao alcance da comunidade

Desde o início do mês de outubro, cerca de 50 alunos frequentam as aulas noturnas dos cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Ofertados pela primeira vez no município, os cursos de Auxiliar Administrativo e Operador de Computador, são realizados nas dependências da Secretaria de Educação e Cultura e seguem até março de 2014, somando 180 horas cada.

Morador do Bairro Aimoré, Ronei Führ, está matriculado no curso de Operador de Computador, realizado em terças e quintas-feiras à noite, no Telecentro Comunitário. Após aulas teóricas de preparação profissional e dicas de elaboração de currículo, a turma iniciou recentemente o módulo específico de programas de computador. “Uma das coisas que estamos aprendendo é montar planilhas, o que eu vou utilizar diretamente no meu dia-a-dia na empresa”, comenta o aluno. “O curso é ótimo! Até agora tivemos quatro professores, um melhor que o outro”, elogia.

Os cursos de qualificação do Pronatec são gratuitos, graças a uma parceria entre Governo Federal, Administração Municipal e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Além das aulas e do material, o aluno recebe um auxílio transporte/alimentação diário, como forma de incentivo. “Devido ao sucesso dos cursos entre os alunos e pela qualidade dos profissionais educadores, já estamos providenciando novos cursos para 2014, que serão disponibilizados assim que acabarem estes”, afirma o Secretário de Indústria e Comércio, Norberto Dalpian.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...