Curso vai ensinar sobre redução de perdas na indústria sorveteira

A Associação Gaúcha das Indústrias de Gelados Comestíveis (Agagel), em parceria com o Senai Visconde de Mauá, promove o curso Gestão da Produção: Produtividade & Redução de Perdas. O treinamento vai ocorrer nos dias 8 e 9 de maio, na sede do Senai Visconde de Mauá, Avenida Sertório, 473, Porto Alegre. A atividade terá à frente o engenheiro químico Jadir André Manso Raimundo da Rocha, o qual vai apresentar informações e dicas imprescindíveis aos sorveteiros que querem melhorar o resultado dos seus negócios.

Para Rocha, a indústria de sorvete precisa desenvolver-se para garantir produtos que aliem inocuidade, praticidade e autenticidade. “Trata-se de um processo que envolve a difusão e adoção de diversos sistemas de qualidade de natureza higiênico-sanitária (boas práticas de fabricação, sistema de análise de perigos e pontos críticos de controle), de segurança do alimento e baixo impacto ambiental”. Segundo ele, os processos estão diretamente relacionados à qualificação dos gestores das indústrias, a fim de que consigam obter melhores resultados nos setores de produção e logística de distribuição, controle de custos dos processos e gestão financeira.

O curso vai abordar temas como contratação de mão de obra direta e indireta, principais fatores do aumento do consumo de energia elétrica, redução de efluentes e menos desperdício de água. O palestrante cita a implementação da reutilização da água como um dos grandes desafios das indústrias agro-alimentícias, entre elas as fabricantes de sorvete. Embora não seja a vilã entre os setores alimentícios, as indústrias de sorvete no Brasil respondem pelo gasto de aproximadamente sete bilhões de litros de água por ano. “Assim como a utilização responsável do recurso água, é muito importante o controle, o gerenciamento de todos os recursos disponíveis”, destaca Rocha. E completa: “o mercado exige cada vez mais empresas eficientes, produtivas, que ofertem a melhor relação custo-benefício”.

Empresários e profissionais do setor, interessados em participar da programação, já podem fazer suas inscrições pelo e-mail agagel@agagel.com.br ou telefones (51) 3347-8727 e 8225-3598. O investimento para associados Agagel é de R$ 350 e para demais interessados é de R$ 850.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...