Curso regional capacita conselheiros do Codeter do Vale do Taquari

Foi realizado na última terça e quarta-feira, dias 29 e 30, no Convento São Boaventura de Imigrante, um curso regional de capacitação de conselheiros. O objetivo do curso – parte de uma demanda definida na última plenária do Colegiado de Desenvolvimento Territorial (Codeter), realizada em agosto – é capacitar os conselheiros para os processos sustentáveis e para o funcionamento dos conselhos municipais de desenvolvimento rural (CMDRs). Este foi o primeiro grupo a receber a capacitação. Nos dias 12 e 13 de novembro, em Encantado, deverá ser capacitada mais uma turma para as atividades.

Durante os dois dias de atividades, foram diversas palestras, trabalhos em grupo e debates, com temas como: histórico da agricultura familiar, leitura de cenários atuais, desenvolvimento rural e políticas públicas, dinâmica de funcionamento dos CMDRs, papel e função dos conselhos e conselheiros, planejamento da ação dos conselhos e administração de conflitos. A realização é do Codeter, com apoio da Emater/RS-Ascar; Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR/RS); Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetag/RS).

De acordo com o coordenador regional da SDR/RS, Mauro Stein, as capacitações voltadas a este público são importantes para que a ação nos conselhos municipais e no colegiado territorial seja qualificada e possibilite a melhor operacionalização das políticas públicas, a democratização destes espaços, a transparência e o controle social dos recursos públicos. “Também a inclusão social de mulheres, jovens e pessoas em situação vulnerável, por meio do uso de mecanismos eficientes de planejamento e gestão de conflitos, se torna importante nesse processo”, avalia.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...