Curso para melhorar o planejamento e controle em obras

A Construtora Zagonel, de Lajeado, realizou na sexta-feira e sábado, dias 17 e 18, curso que reforça o Planejamento e Controle da Produção das Obras (PCP). Ministrado pela engenheira civil Elvira Lantelme, de Passo Fundo, o encontro reuniu engenheiros, auxiliares técnicos, arquitetos, mestres de obra, coordenadores de execução de obras e técnicos de segurança no trabalho de Lajeado, Santa Cruz do Sul, Porto Alegre e Mato Grosso do Sul.

Conforme a gerente de Processos da Zagonel, Elisete Delavald, a intenção do encontro foi qualificar o resultado final do produto: “Que a empresa trabalhe de forma padronizada, entregando os imóveis no prazo e buscando o planejamento de forma qualificada. É importante estarmos sempre nos aprimorando”, reforça.

Responsável técnico da construtora, o engenheiro Joni Zagonel explica que o curso voltado à área de planejamento reforça o treinamento de novos colaboradores. “Com isso conseguimos padronizar nossas atividades e agregar conhecimento. Muitos dos nossos profissionais têm experiência, mas esta é uma formação diferenciada.”

Atenção ao produto final

Além de engenheira civil, a palestrante Elvira Lantelme é consultora, professora da Faculdade IMED e Doutora de Gestão e Economia da Construção pela UFRGS. Para ela, é importante e fundamental o interesse da Zagonel na qualificação. “São poucas empresas de porte semelhante que têm isso bem estruturado. Ter o controle da produção é muito importante. Dá mais certeza sobre os prazos a serem cumpridos, confiabilidade e gerenciamento dos recursos empregados.”

A gerente de obras Diani Sopelsa aprova a oportunidade. “Este conhecimento ajudará a melhorar a organização do canteiro de obras, definindo o que cada profissional irá fazer. Temos isso, mas esta é a oportunidade de padronizarmos toda a empresa.” Atualmente a Zagonel atua em seis obras diferentes na construção de 450 imóveis.

A construtora conta com cinco engenheiros e dois arquitetos em seu quadro técnico, além de sete auxiliares técnicos de engenharia e arquitetura.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...