Eventos

As iniciativas das comunidades regionais de criar espaços para mostrar a produção agrícola e industrial de seu povo, seus costumes e seus potenciais, têm muito valor para os visitantes e para os possíveis investidores, que pretendem traçar e conhecer o perfil do Vale do Taquari. As localidades costumam explorar os produtos agrícolas ou da indústria que mais as identificam, aproveitando os festejos para estreitar laços com clientes e fornecedores.

Diversos municípios, além das tradicionais festas em comemoração ao aniversário de emancipação, dão destaque à celebração de padroeiros, salientando a religiosidade presente na vida das pessoas que moram no Vale do Taquari.

Conheça os eventos em www.amturvales.com.br.

Centro Cultural Univates

O Centro Cultural Univates contará com cerca de dez mil metros quadrados de área construída e abrigará a nova biblioteca, teatro para 1,2 mil pessoas, salas especiais e área de lazer. O teatro está sendo preparado para receber qualquer tipo de espetáculo, devido à sua moderna estrutura. O projeto conta com camarins individuais e coletivos, coxias, quartelada, urdimentos, varandas de manobra e passarelas de iluminação cênica. A obra será um marco na região do Vale do Taquari e beneficiará a comunidade em geral. A previsão é de que seja inaugurado no primeiro semestre de 2014.

Teatro do Sesc Lajeado

O teatro do Sesc Lajeado é palco de diversas programações, como apresentações artísticas, teatros, seminários e reuniões. A estrutura passa por reforma e deverá ficar ainda mais atraente e confortável aos usuários. Com 150 cadeiras, o espaço é climatizado, equipado com som e iluminação e possui camarim e cortina elétrica.

Cineclube Real – Arroio do Meio

A sala Cineclube Real é um projeto da Prefeitura de Arroio do Meio criado em 2010. Consiste em sessões gratuitas semanais de cinema, as quais reúnem dezenas de pessoas. Após a exibição dos filmes, as temáticas retratadas são discutidas entre os participantes. São pautados assuntos como relações pessoais, comportamento social, meio ambiente e biografias. Dessa forma, a iniciativa cumpre um papel de espaço alternativo de trocas, tanto de conhecimento quanto de vivências, e de respeito aos diferentes pontos de vista. O Cineclube Real está instalado junto ao prédio da Secretaria de Educação e Cultura e é coordenado pelo Departamento de Cultura.