Cultura italiana é resgatada através do Filó no Jardim da Fonte

Mais de 500 pessoas prestigiaram na noite da última terça-feira, dia 20, o Filó Italiano no Bairro Jardim da Fonte de Encantado. O evento que tem por objetivo comemorar e relembrar as tradições italianas foi realizado pela Administração Municipal, através da Secretaria da Juventude, Desporto e Turismo, com o apoio das demais secretarias, e em parceria com a Comunidade Nossa Senhora das Graças.

A Noite do Filó teve início na capela com a apresentação em dialeto vêneto italiano pelo radialista Neucir Bigolin. Em seguida, o grupo “Le Nostre Radize” entoou ladainhas tradicionais italianas e também explicou a origem do evento que passou por três fases: a primeira foi a integração das famílias para comemorarem a colheita ou o abate de algum animal como o porco, reunindo-se no período noturno para compartilharem os alimentos e ensinarem o catecismo aos filhos e netos. A segunda fase foi marcada pelo período cujos filhos saíam de casa e iam para a cidade ou para a guerra e os pais se reuniam com os vizinhos para conversarem e lerem as cartas, além de no inverno se juntarem ao redor do fogão à lenha em uma das casas para economizarem a lenha que era o principal combustível da época e tinha um alto custo. A terceira fase do Filó é o momento atual, no qual as comunidades se reúnem para relembrar e manter a tradição dos antepassados com músicas, rezas, comidas e bebidas típicas.

Após esse primeiro momento, o grupo e os presentes seguiram para o salão onde houve a abertura do filó. Na ocasião, o vice-prefeito José Calvi destacou a importância do cultivo das tradições e desejou um bom filó a todos. Na sequência, o grupo “Le Nostre Radize” cantou algumas músicas italianas e a confraternização com comidas e bebidas típicas como vinho, salame, queijo, amendoim, rapadura, batata-doce, polenta, pão, entre outros, teve início.

Conforme o presidente da comunidade, João Calvi, as pessoas se integraram. “Foi muito bom, pena que no próximo ano será outra comunidade a sediar o filó. Não imaginei que viesse tanta gente, isso é muito bom, pois mostra a integração da comunidade. Quero agradecer a todos que colaboraram e participaram”, disse.

No ano que vem, por ser comemorado o Centenário de Encantado o Filó será realizado no Ginásio de Esportes do Parque João Batista Marchese. A ideia é a realização de um mega-filó com a presença de todas as comunidades encantadenses e com os municípios filhos de Encantado. Em 2016, o Bairro Santo Antão sediará o evento. O Filó foi instituído como evento oficial no município através da Lei Municipal 2.360 de 2003.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...