Cultivo de morangos em substrato

O agricultor Antonio Mauro Piassini e sua família, de Lajeado do Meio, começaram a colher os morangos cultivados em substrato (cultivo semi-hidropônico). As mudas foram importadas da região da Patagônia na Argentina. A variedade é a San Andreas que é de dia neutro, ou seja, produz o ano inteiro, com previsão de colheita de 1 kg por planta/ano.

A família Piassini é assistida pela Emater/RS-Ascar e implantou dois sistemas de cultivo. O cultivo em casca de arroz carbonizado e húmus de celulose e o sistema com composto orgânico feito na propriedade. Também utilizou mudas convencionais da propriedade, bem como a San Andreas. No sistema em casca de arroz e húmus de celulose o adubo é fornecido via fertirrigação (tubos gotejadores) e no sistema de composto orgânico somente aplica-se água. Ambos estão com bom desenvolvimento, e tem a vantagem de proporcionar trabalho ser muito esforço físico, visto que os slabs (sacolas com substrato) ficam na altura da cintura, e permitem aproveitar por dois anos as mudas, ao contrário do sistema de cultivo no solo que é apenas de um ano.

O produtor não tem utilizado agrotóxicos e faz tratamentos com produtos alternativos. Além disso, está cadastrado no Programa de Alimentação Escolar (PNAE), que fornece merenda as escolas do município. A família Piassini também produz pepinos e hortaliças que vende para agroindústria de pepinos e direto ao consumidor.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...