Cruzeiro do Sul busca recursos para investir na pesca e aquicultura

Cruzeiro do Sul – O município cadastrou-se no portal do Ministério da Pesca e Aquicultura na busca de apoio ao Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Aquicultura Familiar, através da aquisição de uma patrulha agrícola composta por uma Escavadeira Hidráulica e um Trator de Esteira.

Para que o município seja beneficiado será preciso, em etapas, somar pontos. Entre a pontuação está o número de propriedades com açudes ou interessados em implantar. Para que Cruzeiro do Sul tenha chance de ser contemplado será necessário pelo menos 60 inscrições. Quanto maior o número de cadastros, maior a chance. “Independente da quantidade de cadastros, não irá garantir a vinda das máquinas”, assinala o prefeito Cesar Leandro Marmitt. Os agricultores devem ficar atentos, pois as inscrições se estendem até o final do mês de abril. Os interessados devem entrar em contato com a Secretaria da Agricultura. Conforme o Governo Federal, os açudes não precisam estar regularizados, apenas cadastrados. Marmitt ressalta que o serviço de máquina através dessa patrulha ficará bem mais em conta para o agricultor, se comparado hoje com a máquina terceirizada. A contrapartida do produtor neste projeto será de 50% do valor do combustível. Será possível a limpeza, reforma de taipa e abertura de novos reservatórios. “Num primeiro momento a patrulha ficará no município em sistema de comodato”, diz Marmitt.

O secretário de Planejamento, Mauro Rigoni Weiler, salienta que além de uma alternativa de reserva de água no momento de estiagem, é mais um incentivo para a produção de peixes e fonte de renda para a propriedade. A Administração reforça que essa é a possibilidade de receber o serviço de máquina para açudagem e agilizar o atendimento ao produtores para esses casos.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...