Cooperativa de crédito completa 25 anos de ingresso ao sistema Sicredi

Um renascimento. Assim o presidente da Sicredi Integração RS/MG, Adilson Metz, define o dia 1º de dezembro de 1993, data em que a então Cooperativa de Crédito de Lajeado ingressou no sistema Sicredi. Passados 25 anos daquele passo decisivo, a instituição sente o reflexo de estar vinculada a uma marca consolidada que trabalha de forma integrada com outras 115 cooperativas: dos quatro associados em 1993, hoje são mais de 52 mil e números que alcançam a casa de R$ 1,5 bilhão em ativos administrados e R$ 180 milhões em patrimônio líquido.  “Se há 25 anos estávamos praticamente para sepultar a cooperativa, com o Sicredi ela renasceu e hoje está com todo esse vigor”, comemora Metz.

De acordo com o presidente, a instituição leva o legado e o espírito cooperativista da organização fundada em 1º de março de 1906, mas foi somente a partir do momento em que o ex-presidente Ruben Neitzke e um grupo de empresários municipais decidiram se juntar ao Sicredi que a cooperativa alcançou o crescimento contínuo e sustentável. Com a nova marca, veio também a possibilidade de iniciarem ações mais efetivas com a comunidade. Hoje a regional é reconhecida em todo o país e se prepara para outro desafio: a expansão para o Estado de Minas Gerais. Metz almeja “Que lá a gente possa fazer esse mesmo trabalho com o lado econômico muito forte, mas também fazendo a diferença na área social”.

O dirigente ressalta que o associado deve celebrar a data marcante, mas também enaltece a importância de estar engajado e buscar diariamente o desenvolvimento coletivo, incorporando a cooperação à sua rotina. Completar 25 anos é motivo de orgulho, especialmente porque a cooperativa segue com passos firmes e olhar para o futuro, focada em resolver os problemas dos associados e entregando ferramentas para que ele possa continuar realizando sonhos.  Metz ainda destaca a missão do Sicredi de contribuir com a qualidade de vida da comunidade e promover o desenvolvimento econômico da região. Ele acredita que a instituição tem potencial para dobrar de tamanho e resultado nos próximos cincos anos, desde que mantenha os pés no chão e aja de forma ordenada e bem planejada. “Hoje nós temos o compromisso com esse grande sistema de também darmos a nossa contribuição para que ele seja cada vez mais forte e possa levar esse modelo de cooperativismo para todo o Brasil”, comenta.

2019

Entre os dias 30 de novembro e 02 de dezembro, os colaboradores da Sicredi Integração RS/MG, juntamente com os conselheiros, estarão reunidos em um hotel em Bento Gonçalves para o debate e formulação do planejamento estratégico. Segundo Metz, será um momento para avaliar tudo o que a cooperativa já conquistou e para onde se vai daqui para a frente.  Dentre as ações já confirmadas para o próximo ano, está a inauguração das novas instalações da agência Lajeado Centro em janeiro e o processo assemblear em fevereiro e março. Já em abril, iniciam-se as atividades na cidade mineira de Conselheiro Lafaiete. Na sequência serão abertas as agências do Sicredi Empresas em junho e no município de Itabirito em agosto. Também está prevista uma reforma no prédio da unidade Lajeado Florestal no decorrer do ano.

 

Fonte Simone Rockenbach

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...