Convenção Coletiva é assunto de reunião de diretoria do Sindilojas VT

A conclusão das tratativas em torno da Convenção Coletiva de Trabalho 2013 com o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Lajeado integrou a pauta da reunião de diretoria mensal do Sindilojas Vale do Taquari. O encontro ocorreu na última terça-feira, dia 10, na sede da entidade. O presidente Marcos André Mallmann e o diretor do Conselho de Relações do Trabalho, Sílvio Henrique Fröhlich, relataram os passos que levaram ao fechamento da negociação no dia 4 de setembro, entre as mais prolongadas dos últimos anos.

O acordo fechado definiu dois índices de reajuste aos salários dos trabalhadores do comércio: 9,5%, retroativo ao período de março a agosto deste ano sobre os pisos de março de 2012; e 10% sobre os pisos de março de 2012, para os empregados comissionados e os empregados em geral, válido de setembro (mês vigente) até março de 2014. O dissídio abrange profissionais de oito cidades da região: Lajeado, Estrela, Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Pouso Novo, Boqueirão do Leão, Muçum e Progresso. A articulação para a negociação coletiva continua com o sindicato laboral de Teutônia, que ainda não teve desfecho.

O Sindilojas Vale do Taquari também já começa a se organizar para a definição dos acordos especiais de Natal. E para isso prevê assembleias em Arroio do Meio, Estrela e Lajeado. As reuniões são feitas para definir os dias e horários de expediente pretendidos pelo comércio de cada cidade.

Outro assunto do encontro foi o projeto Atitudes Vencedoras. A diretoria da entidade realiza um roteiro de visitas aos prefeitos dos 34 municípios da base para divulgar a iniciativa e pedir apoio financeiro. A ideia é premiar os bons exemplos de comerciários, empresários e empresas através de pesquisa pública. Até terça-feira, sete prefeituras já tinham sido visitadas. “A aceitação está sendo muito boa. Esperamos o envolvimento da maioria para o êxito do projeto”, destacou o presidente Mallmann.

Também presente à reunião, a consultora Claudia Kuhn, do Sebrae Vale do Taquari e Rio Paro, divulgou a rodada de negócios que a entidade promove no dia 26 deste mês durante a Construmóbil. As inscrições estão abertas e são direcionadas para empresas da construção civil, mobiliário e decoração.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...