Contadores comemoram data com palestra sobre planejamento sucessório

O Dia do Contador – 22 de setembro, foi comemorado com atualização pelos profissionais ligados ao Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari (Sincovat). A entidade realizou na noite desta segunda-feira, dia 22, em sua sede, palestra com o advogado e mestre em Direito Empresarial e Tributário, Marcelo Carlos Zampieri. Em torno de 70 pessoas acompanharam a explanação focada na reflexão sobre o planejamento sucessório e contábil, no sentido de despertar a classe sobre a importância de sua participação no processo. O tema remete a situações comuns, em que o mau planejamento, ou a falta dele, são responsáveis por uma crise na empresa ou mesmo no patrimônio familiar.

Zampieri apresentou um cenário geral sobre o tema, além de citar exemplos de situações diversas de empresas e apontar aspectos econômicos que precisam ser considerados, como bens móveis, ganho de capital, entre outros. “Independente de tudo isso, é preciso considerar que a discussão sobre o plano sucessório deve ser feita em vida, e não entre herdeiros. É uma ação preventiva e que pode ter a orientação do contador”, destacou.

O palestrante esclareceu sobre a alternativa de criação de sociedade holding como diretriz para o planejamento sucessório. “A sociedade holding não representa um tipo societário diverso daqueles que estão previstos no sistema jurídico brasileiro (sociedade limitada, sociedade anônima, sociedade simples etc.). Em outras palavras, a holding não é um modelo societário diferente, mas sim uma sociedade com objetivos específicos”. Ele a caracteriza como uma importante ferramenta na organização patrimonial do empresário no plano sucessório. “Às vezes nos deparamos com situações em que o falecimento ou mesmo a incapacidade daquele que até então assumia o controle da atividade empresarial acaba pegando de surpresa seus sucessores”, exemplificou Zampieri.

A programação festiva culminou com jantar no salão social e entrega de mimo para os contadores em homenagem à data.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...