Cônsul italiano participa de Encontro na Suinofest

Evento integrou diversos grupos de várias cidades gaúchas

Valorizar a língua e a cultura italiana foi o objetivo do 8º Encontro da Língua e Cultura Italiana do Vale do Taquari realizado na manhã do último sábado, dia 8, na Suinofest, em Encantado. Cerca de 120 pessoas de vários municípios do Vale do Taquari e de outras cidades do estado participaram da programação.
O momento mais aguardado foi a chegada do cônsul italiano, Roberto Bortot. “Aqui estou encontrando um amor, uma paixão pela Itália muito maior do que os italianos na Itália. E também uma paixão pela tradição antiga italiana que na Itália não tem mais. Aqui estou encontrando lembranças de quando eu era guri e isso é muito emocionante”, disse com lágrimas nos olhos.
A programação contou com várias atrações culturais: a apresentação do Coral Vida e Canto da AABB e do tenor Vitor Delazeri, que cantaram diversas músicas italianas. Também houve uma encenação com a atriz encantadense Angela Reale retratando a realidade dos imigrantes italianos ao chegarem no Brasil e a exibição de um vídeo sobre a chegada dos primeiros imigrantes italianos no Vale do Taquari.
Outro momento importante do encontro foi a explanação de dois estudantes encantadenses Pedro Augusto Grassi e Laura Zotti que fizeram o 1º Intercâmbio Estudantil entre Brasil e Itália no início deste ano. “Foram 14 dias muito bem vividos e aproveitados que serão guardados para sempre. Foi a melhor experiência da minha vida”, mencionou Laura.
Grassi destacou também que houve uma conexão entre os dois países. Em agosto um grupo de estudantes italianos, que hospedou os estudantes brasileiros em janeiro, virá para o Brasil e irão conhecer Encantado e região.
Também houve a fala da doutoranda Janaine Trombini. Ela apresentou seu estudo da pesquisa comparativa por meio do qual buscou saber as semelhanças entre o norte da Itália e o Vale do Taquari em vários aspectos desde relevo e vegetação até sobrenomes e características culturais trazidas pelos italianos.

Valorização da cultura
A coordenadora regional da Associação Beneficente e de Assistência Educacional do Rio Grande do Sul (ACIRS), Maria Eloísa R. Spadoni, com entusiasmo enalteceu a importância do encontro para a valorização do legado deixado Jpelos antepassados. Ela também anunciou o início de um novo curso de italiano em Encantado no próximo semestre. Mais informações e inscrições com a Secretaria Municipal de Educação.
“Estamos muito felizes em poder recebê-los e relembrar a nossa origem”, disse a presidente da Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E), Renata Galioto. O prefeito de Encantado, Adroaldo Conzatti, destacou que encontros assim são importantes para não se perder o vínculo com o passado.
Para o presidente da Câmara de Vereadores, Luciano Moresco, é fundamental saber sobre a história dos nossos antepassados e valorizar a cultura, a língua e os costumes. Da mesma forma, o presidente da Associação Ítalo-Brasileira de Encantado (Assibre), Nilo Pretto, falou que “quem não tem memória não tem história”.
O presidente da Suinofest, Rafael Fontana, também enfatizou a importância da integração. “Fortalecemos nossas raízes e vínculos e também este é um momento para podermos trocar tecnologia, informações e pensar em outras ações conjuntas”, salientou.
O encontro foi uma realização da ACIRS juntamente com a Associação Ítalo-Brasileira de Encantado (Assibre), comissão organizadora da Suinofest, ACI-E, Câmara de Vereadores de Encantado e Administração Municipal.

Fonte Assessoria de Imprensa Suinofest

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...