Cônsul Italiano confirma presença na Suinofest

Encontro reúne grupos de descendentes da etnia em Encantado

O cônsul italiano, Roberto Bortot, confirmou presença no 8º Encontro da Língua e Cultura Italiana do Vale do Taquari. A programação ocorre no dia 8 de junho durante a Suinofest, em Encantado.

            A confirmação veio durante a visita que o presidente da festa gastronômica Rafael Fontana, o prefeito Adroaldo Conzatti e a coordenadora regional da Associação Beneficente e de Assistência Educacional do Rio Grande do Sul (Acirs), Maria Eloísa R. Spadoni fizeram ao representante italiano. Eles estiveram no Consulado Italiano, em Porto Alegre, na semana passada.

            “Ficamos muito felizes com a vinda do cônsul para a nossa região e para o nosso evento. Convidamos a todos para participarem do encontro”, salienta Maria Eloísa. Ela destaca que a Acirs é uma instituição que existe há 25 anos e presta serviços de ensino da língua italiana em todo o estado.  

            “Estamos vendo parcerias com empresas italianas pensando em trazer tecnologias e investimentos para Encantado”, anunciou o prefeito. Segundo ele, um trabalho de intercâmbio entre empreendimentos dos dois países está sendo iniciado, em especial, na área de industrialização do lixo reciclado e de fábricas de queijo grana padano.

            Fontana salienta que a Suinofest é uma festa reconhecida em todo o estado. Além disso, os eventos técnicos e encontros proporcionam, conforme o presidente da Suinofest, uma maior integração debatendo assuntos importantes para o desenvolvimento da região.

            O encontro será realizado no Auditório Duroc, do Parque João Batista Marchese, a partir das 9h30min. Atividades culturais, relatos de intercâmbio e explanações a respeito da integração entre os dois países farão parte da programação. A dupla de tenores Vitor Delazeri e Juan Pablo se apresentam durante o evento.

            O Encontro da Língua e Cultura Italiana do Vale do Taquari é uma realização da Acirs com apoio da Comissão Organizadora da Suinofest 2019, Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E), Associação Ítalo-Brasileira de Encantado (Assibre), Câmara de Vereadores de Encantado e Administração Municipal.

Como participar

            As inscrições com almoço incluso para o Salão Gastronômico são R$ 90,00. Interessados em somente participar do encontro as inscrições são gratuitas. Todas devem ser efetivadas pelo e-mail executivo@suinofest.com.br ou pelos telefones (51) 3751-2876/3751-3432/3751-2255 (também WhatsApp).

Programação

9h30min – Credenciamento

10h – Abertura e acolhida dos participantes

10h40min – Vídeo sobre a chegada dos primeiros imigrantes italianos no Vale do Taquari com apresentação da tese sobre imigração com a doutorando Janaine Trombini

11h – Relato de intercâmbio entre Brasil e Itália com estudantes encantadenses

11h20min – Momento Cultural

11h30min – Explanação do cônsul italiano em Porto Alegre, Roberto Bortot, e da presidente da Acirs, Maria Cristina Franceschi

11h50min – Encerramento

12h – Almoço, por adesão, no Salão Gastronômico da Suinofest

           

Fonte Assessoria de Imprensa Suinofest

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...