Construmóbil 2017: Encontro debate as novas economias abertas

 

A Oficina670 Coworking recebeu na tarde desta sexta-feira (28) mais um debate sobre economia colaborativa, tema proposto pela Feira da Construção Civil, Mobiliário e Decoração do Vale do Taquari – Construmóbil 2017. Com a participação de membros da comissão organizadora da feira, a exibição da minipalestra da comunidade global TED introduziu o funcionamento das economias abertas e colocou em pauta as novas relações sociais e mecanismos de compartilhamento de informações.
No vídeo, o líder intelectual Yochai Benkler afirma que a economia da informação é propriedade de todas as pessoas conectadas à internet e que, por meio de plataformas como Wikipédia e Linux, conhecimento e cultura são produzidos, explorados e compartilhados por todos. O impacto desse novo fenômeno social, que reconhece e valoriza as relações e trocas de conteúdo de forma virtual, foi debatido pelo grupo, que também analisou a relevância e impacto do canal de comunicação nas interações pessoais, profissionais e, em especial, nas formas de se fazer negócios. O publicitário Márcio Alessio comentou que ações colaborativas ainda esbarram na resistência de organizações mais tradicionais e que ainda há poucos adeptos na região. “Depende muito da capacidade das empresas de se adaptarem às novas ferramentas”, explicou. A necessidade de mudança de mentalidade também foi apontada pela arquiteta Marta Peixoto. Ela observou que alguns já praticam a colaboratividade sem ter consciência disso e ressaltou que muitas vezes as ideias mais simples surgem em momentos oportunos e despontam como grandes exemplos de sucesso e inovação: “Tudo está baseado no conhecimento. Ele muda sua maneira de agir”.
Alessio ainda enalteceu o tema proposto pela feira, lembrando que a intenção é instigar a busca por mais informações e estimular a prática de ações colaborativas. A Construmóbil 2017 acontece de 26 de setembro a 1º de outubro no Parque do Imigrante, em Lajeado, e é uma realização da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil). O próximo debate está agendado para o dia 26 de maio, na Oficina670, e terá como tema “O caso do consumo colaborativo”.

 

Fonte Imprensa Construmóbil 2017

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...