Construmóbil 2015 propõe reflexão sobre cinco eixos da vida urbana

Além de negócios, a Construmóbil também oportunizará nesta edição o debate de temas importantes para cidades que querem crescer de forma ordenada e com qualidade de vida. Com base no tema Cidades Criativas, a grande novidade da sétima edição da feira é o debate e a reflexão em torno de cinco eixos considerados estratégicos: Patrimônio Histórico, Ambiente e Desenvolvimento, Economia Criativa, Espaços Públicos e Mobilidade Urbana.

O movimento é um esforço coletivo da comissão organizadora da feira, imprensa e voluntariado, e que busca ganhar força com entidades, ongs e população em geral. A programação compreende ações de cidadania até setembro, que serão promovidas pelos grupos envolvidos para chamar atenção da sociedade sobre o perfil de cidade desejada, um painel de debate durante a Construmóbil 2015 e um documento pós-feira. “Queremos instigar uma discussão sobre a necessidade de retornar a cidade como espaço de todos, planejado, democraticamente usado por todos”, afirma Diana Blum Kunzel, da comissão organizadora. “Sabemos que não vão vamos resolver as nossas carências, mas a ideia é contribuir socialmente com discussões”, completa. Segundo o presidente da comissão organizadora da Construmóbil 2015, Clécio Vargas, a ideia é criar um fórum permanente de debates. “Não queremos que termine na Construmóbil 2015, mas que na Expovale e em outros tantos eventos, o assunto tenha continuidade, pois são assuntos recorrentes do dia a dia”.

Ideias

Durante encontro na Acil, na última quarta-feira, dia 8, após apresentar os cinco eixos de discussão, foram definidos os primeiros grupos para liderar as ações. Algumas sugestões simbólicas surgiram durante o encontro, como promover visitas aos bairros, plantar árvores em locais apropriados, pintar muros e pontes, ou até mesmo provocar desenhos arquitetônicos sobre uma nova ponte entre Lajeado e Estrela.

A Construmóbil 2015 realiza-se de 22 a 27 de setembro, no Parque do Imigrante, em Lajeado. A feira é uma realização da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e Prefeitura de Lajeado. Tem o apoio de Sinduscom Vale do Taquari, Certel, Max Ambiental, Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, Sebrae e Banco do Brasil.

Eixos de debate

Patrimônio Histórico, Ambiente e Desenvolvimento, Economia Criativa, Espaços Públicos e Mobilidade Urbana

Grupos convidados

Uambla, Pensar Lajeado, MBA Business da Univates, Mudar Lajeado, Valeciclismo, Arte na Praça, JCI Lajeado, Seavat, Rotary”s, Movimento de Revitalização do Centro Histórico, além de outros.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...