Construmóbil 2015: Pedalada Cidades Criativas reúne cerca de 200 pessoas

Grupos organizados e ciclistas amadores, de todas as idades, puderam ser vistos pelas ruas de Lajeado no último domingo, dia 30 de agosto. Cerca de 200 pessoas participaram do Pedalada Cidades Criativas, atividade realizada em conjunto pelo grupo Valeciclismo, União das Associações de Bairros de Lajeado (Uambla), Construmóbil 2015 e Jornal A Hora.

O grupo saiu do Parque Professor Theobaldo Dick, no Centro, e percorreu dois trajetos. O mais longo, de 17 quilômetros, incluiu passagem pelos bairros Carneiros, Universitário, Campestre, Olarias, Montanha, Florestal e Moinhos. “Ficamos muito contentes com o resultado. Vimos pessoas acostumadas a pedalar e outras que se sentiram motivadas a partir do evento”, comentou o presidente da comissão organizadora da Construmóbil 2015, Clécio Vargas.

A iniciativa foi uma oportunidade para ver a cidade de uma forma diferente e avaliar outros aspectos, como os desafios da mobilidade urbana. O evento fez parte de um conjunto de ações relacionadas ao tema da Construmóbil 2015 – Cidades Criativas. As percepções desta atividade serão levadas para o debate que será realizado no dia 23 de setembro, durante a feira, no Parque do Imigrante.

“O evento foi um sucesso. Na parte positiva, destaque para o prazer de pedalar, de vencer uma subida forte, o prazer de estar cansado, mas com uma sensação ótima de bem estar”, comentou o Fabricio Meneghini, do Valeciclismo. Contudo, ele observa pontos negativos que precisam ser superados. “Ruas sujas, ciclofaixas abandonadas e motoristas que não respeitam e não entendem que a bicicleta é um meio de transporte e também deve ter seu espaço”.

Entre os participantes estava o representante comercial Fernando Ruschel. Ele estava acompanhado da esposa e dos filhos, mais um casal de amigos. Morador do Bairro Universitário, elogiou a iniciativa. “Íamos pescar hoje (domingo), mas soubemos do passeio e mudamos de ideia. Foi muito bom. Ações como essa incentivam e podem criar novos hábitos” afirmou. Ruschel destacou o apoio do pessoal do evento em todo o trajeto, organização e os cuidados com lixo na distribuição de água e picolé.

Próximas atividades

As ações em sintonia com o tema Cidades Criativas prosseguem. No dia 15 de setembro, às 16h, ocorre o Café no Prédio Histórico, no Centro de Lajeado. Na oportunidade, um grupo de convidados será estimulado a debater ideias e alternativas de valorização de construções antigas e que fazem parte da história da cidade.

Também no mês de setembro haverá uma atividade conjunta em comemoração aos 20 anos do Jardim Botânico. Os eixos considerados estratégicos do Cidades Criativas são: Patrimônio Histórico, Ambiente e Desenvolvimento, Economia Criativa, Espaços Públicos e Mobilidade Urbana.

A Construmóbil 2015 acontece de 22 a 27 de setembro, no Parque do Imigrante. A feira é uma realização da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e Prefeitura de Lajeado. Tem o patrocínio de Caixa Econômica Federal e Bebidas Fruki. Apoio de Sinduscom Vale do Taquari, Certel, Max Ambiental, Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, Sebrae, Banco do Brasil e Corsan.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...