Construmóbil 2015: Autoridades destacam superação e ousadia na abertura

O que há de mais bonito, confortável e moderno em construção civil, mobiliário e decoração está em evidência na Construmóbil 2015. A solenidade de abertura ocorreu na noite desta terça-feira, dia 22, e reuniu autoridades, empresários, expositores, parceiros e imprensa. A programação segue até domingo, dia 27, no Parque do Imigrante, em Lajeado, e exibe produtos e serviços de cerca de 250 expositores do Vale do Taquari e de outras 30 cidades de outras regiões do Estado, além de Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

Otimista e confiante no potencial das empresas e da feira, o presidente da feira Clécio Vargas afirmou: “durante os próximos dias vamos abolir do nosso vocabulário a palavra crise. Se o Estado, a nação, o mundo está em crise, as empresas estão aqui justamente para provar que é em momentos como este que devemos mostrar nossa força”. E fez um convite aos visitantes. “Prestigiem nossos expositores que trouxeram para cá o melhor de suas empresas, de seus profissionais. O melhor que o mercado pode oferecer estará perto de vocês, seja para comprar, contratar ou apenas como inspiração!”

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Alex Schmitt, elogiou a qualidade dos estandes. “Essa é a atitude daqueles que ousam e, com criatividade e coragem, usam os momentos difíceis para progredir. O investimento de vocês (expositores) na feira é a afirmação inequívoca do seu compromisso com essa comunidade e a demonstração de que são empresários confiantes em sua capacidade de produzir e superar qualquer obstáculo”. Sua manifestação foi acompanhada de um protesto para chamar a atenção para a excessiva carga tributária. “A arrecadação do Governo Estadual, nos últimos dez anos, cresceu 145,4%; enquanto nosso PIB cresceu apenas 56%. O Estado não cabe mais no nosso PIB. Ou aumentamos nosso PIB, trabalhando ainda mais, ou diminuímos o Estado”.

Para o prefeito de Lajeado, Luís Fernando Schmidt, a Construmóbil representa uma forma de superação. “Mesmo em momentâneas crises vamos continuar ousando, atuar de forma otimista, fazendo feiras como estas”. Ele ainda lembrou o empenho das lideranças anteriores, a dedicação da comissão atual e elogiou os expositores que investiram em mais esta edição da feira.

Carbono neutro

Pela terceira vez, a Construmóbil é considerada um evento neutralizado, o que motivou a entrega do selo carbono neutro aos membros da comissão organizadora. Com isso, serão tomadas medidas para neutralização dos impactos ambientais produzidos, como gasto de energia e geração de resíduos. As emissões de carbono serão compensadas com o posterior plantio de árvores nativas. Esta neutralização de carbono da Construmóbil 2015 é resultado de parceria entre a comissão organizadora da feira, Acil, Certel Energia e Max Ambiental.

Segundo dia

A Construmóbil 2015 tem programado para esta quarta-feira, dia 23, às 15h, um painel de debates. Será no Pavilhão 4 do Parque do Imigrante e o acesso é gratuito para quem quiser acompanhar as abordagens de cinco profissionais em torno do tema Cidades Criativas. Às 17h, inicia-se a visitação dos estandes, que ficam abertos até as 22h. O ingresso custa R$ 7 e menores de 8 anos não pagam.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...