Construmóbil 2013 volta a neutralizar emissões de gases efeito estufa

A Feira da Construção Civil, Mobiliário e Decoração do Vale do Taquari – Construmóbil 2013 – manterá, nesta edição, uma proposta que já deu certo em 2011: a obtenção do Selo Carbono Neutro, que deverá inventariar os gastos de energia, combustíveis fósseis e outros resíduos gerados e, a partir daí, plantar árvores a fim de neutralizar as emissões de gases poluentes e seus impactos na natureza.

Contando com a parceria da Certel Energia, assim como em 2011, a proposta leva a Construmóbil a ser uma das únicas feiras do Estado a ter esta preocupação, o que reforça seu caráter precursor e a qualidade do que apresenta e realiza.

Presidente da comissão organizadora do evento, o arquiteto André Kieling reforça que a ação é continuidade do projeto iniciado na edição anterior. “Foi uma ideia que deu certo e que resolvemos manter. A iniciativa é válida e considero uma ótima proposta. Assim, estamos prolongando a vida e minimizando a agressão ao meio ambiente”, analisa.

Funcionamento

Ricardo Jasper é gerente de Meio Ambiente da Certel Energia e coordena o projeto Energia Verde, que concede o certificado Carbono Neutro a empresas, instituições e eventos. “Inventariamos todas as emissões geradas com base em inventário prévio da área utilizada. O objetivo é neutralizar os dados que conseguimos contabilizar, com referência no número de visitantes, gastos com energia, combustíveis fósseis e outros resíduos gerados”, explica.

Com as informações em mãos, especialistas conseguem mensurar a base de carbono equivalente emitido. São plantadas cinco árvores para cada tonelada emitida – o cálculo tem como base as orientações da ONU, diante do Protocolo de Kyoto.

A Certel concede o selo Carbono Neutro desde 2007, e já conferiu certificação a 53 empresas dos Vales do Taquari e Caí, contabilizando mais de 103 mil árvores plantadas e neutralizando cerca de 21 mil toneladas de carbono equivalente emitido.

A Construmóbil é uma realização da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) em parceria com a prefeitura de Lajeado. Será realizada entre os dias 25 e 29 de setembro no Parque do Imigrante, em Lajeado. Conta com o apoio da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, Banco do Brasil e Univates, e patrocínio do Sinduscom Vale do Taquari.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...