Conservação do Solo e da Água será tema de seminário em Arvorezinha

O município de Arvorezinha recebe no próximo dia 10 de junho, no auditório da Prefeitura, o Seminário Regional de Conservação do Solo e da Água. O evento, voltado a agricultores, lideranças, representantes de entidades e demais interessados, tem início previsto para as 8h30min. O objetivo da atividade será o de discutir os problemas no manejo que provocam erosão do solo com perdas de água, adubos, sedimentos, matéria orgânica e agrotóxicos, que, por um lado, poluem e contaminam os mananciais e, por outro, empobrecem o solo, reduzindo a produção agrícola e diminuindo a renda das famílias.

Na ocasião serão realizadas palestras com temas “Práticas de conservação do solo para a agricultura familiar”, ministrada pelo representante do Sinditabaco, Gracioso Marcon, e “Políticas públicas para a agricultura familiar”, apresentada pelo assistente estadual em solos da Emater/RS-Ascar, Edemar Streck. Na parte da tarde haverá atividade de campo na bacia monitorada de Arvorezinha, a qual é resultado de um trabalho realizado há 14 anos envolvendo as entidades promotoras do seminário. Nesta etapa serão discutidas as perdas do solo e da água, as melhores práticas no cultivo do tabaco, conservação e biologia do solo e as políticas públicas para a agricultura familiar.

O assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar em Manejo de Recursos Naturais, Marcos Schäfer, ressalta que, no seminário, também se pretende propor e construir um plano de ação comum no sentido de formatar uma campanha permanente de conservação do solo e da água para toda a região, como parte do Programa Estadual de Conservação do Solo e da Água. “A intenção será a de mobilizar entidades, empresas e prefeituras a encontrarem seu papel no que diz respeito ao tema”, ressalta. Schäfer lembra ainda que 2016 é o Ano Internacional das Leguminosas, escolhido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Inscrições podem ser feitas até o dia 03 de junho no escritório da Emater/RS-Ascar de Arvorezinha, ou pelo e-mail emarvore@emater.tche.br. A promoção é da Emater/RS-Ascar, Afubra, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e Sinditabaco. O apoio é do Governo do Estado – por meio das secretarias de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo e Agricultura, Pecuária e Irrigação -, Comitê de Gerenciamento das Bacia Hidrográfica Taquari-Antas, Associação dos Engenheiros Agrônomos do Vale do Taquari (Aseat), Prefeitura de Arvorezinha e Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS).

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...