Congresso Técnico reúne estrangeiros na 7ª Turismate

Com o objetivo de fortalecer a pesquisa no ramo da erva-mate, a Secretaria de Turismo de Ilópolis realiza, nos dias 12 e 13 de novembro, o 2º Congresso Estadual de Sustentabilidade da Cadeia da Erva-mate, dentro da 7ª Turismate. O evento contará com painéis e palestras sobre inovação e tecnologia na área, e a importância da planta para a saúde.

A expectativa da organização é de que 900 a mil pessoas participem da ação, que será realizada no auditório do Parque do Ibama.O público alvo são produtores rurais, mateicultores, ervateiros, membros de entidades representativas do setor, autoridades municipais, estaduais, nacionais e estrangeiras.

Somente do Paraguai é aguardada uma delegação de 32 pessoas, formada por membros do Centro YerbateroParaguayo (CYP), integrantes do Ministério do Turismo, produtores ervateiros, além de professores e alunos da área.

O país é produtor de erva-mate, assim como a Argentina, de onde virá a diretoria do Instituto Nacional da Erva-mate. Os especialistas argentinos têm como objetivo ampliar o debate, e conhecer as formas de produção da planta no Brasil.

O professor e pesquisador da Universidade Nacional do Uruguai, Nelson Bracesco, será o representante do Uruguai. Ele realizará uma das palestras do congresso, quando falará sobre os benefícios da erva-mate para a saúde.

Também já tem presença confirmada, a jornalista francesa Barbara Dufrêne, da revista americana Tea&Coffee Trade Journal. Ela acompanhará o processo de infusão do chimarrão, e realizará uma abordagem sobre o tema. Segundo a secretária de Turismo Ariana Maia, Barbara estará trazendo 02 chás Wulong para a degustação, o Organic terroir e Anxi Tie Guan Yin. Ambos possuem flagrância florais e foram introduzidos na Europa a cerca de 10 anos. A área de produção do chá Anxi, na Ásia, demonstra total similaridade com a erva-mate. Esta é a principal abordagem da troca de experiências com a Bárbara. O preço de um pacote do Anxi com 250g chega normalmente a R$ 71,08 e é produzidos por pequenas propriedades.

Para Ariana, é uma imensa responsabilidade que o município assume, ao receber tantos estrangeiros, e visitantes. “ Vindos de fora, eles poderão perceber o quanto nossa cidade e região tem força e conhecimento sobre a erva-mate. Assim, poderemos cada vez mais agregar valor à nossa produção.”

O embelezamento da cidade já é feito há mais de um mês, para recebe-los. Os hotéis estão com as vagas praticamente esgotadas.

Programação

Quinta-feira, 12 de novembro de 2015

  • 8h – Recepção
  • 9h – Abertura Oficial
  • 9h30min – Benefícios da Erva-mate à Saúde
    Moderador – Roberto M. Ferron – Diretor Executivo IBRAMATE
    Dr. Nelson Bracesco – Pesquisador e Prof. Universidade Nacional do Uruguai
    Dr. Guilherme A. Balsan – Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul
  • 12h – Debates
  • 12h30min – Almoço
  • 13h30min – Propriedades Medicinais da Erva-mate
    Moderador: Tiago Fick – Secretario Executivo do FUNDOMATE – SEAPA
    Drº. OlySchwingel – Médico e Pesquisador.
    Drª Cristiane Helm – Pesqiusadora EMBRAPA FLORESTAS
    DrªRossanaCatie Bueno de Godoy – Pesquisadora EMBRAPA FLORESTAS
  • 17h –Debates

Sexta-feira, 13 de novembro de 2015

  • 8h30min – Novos Mercados e Inovação Tecnológica
  • Moderador: EngºAgrº Fabricio Azolin – Assessor da SEAPA
    HeroldoSecco Junior – Trader
    EnioGiotto – Pesquisador e Profº. UFSM – Aplicativo C-7 e GEOMATE
    Ivar Wendling – Pesquisador da EMBRAPA FLORESTAS
    SEBRAE – Como Exportar
  • 12h – Debates

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...