Congresso debaterá sustentabilidade da cadeia produtiva da erva-mate

Como parte integrante da programação da 6ª edição da Turismate – a festa da erva-mate, realizada entre os dias 14 e 17 de novembro, no Parque do Ibama em Ilópolis, diversas entidades promoverão um congresso estadual que terá como tema: a cadeia produtiva da erva-mate e a sustentabilidade socioambiental. Serão três dias de atividades, em que autoridades, representantes do setor ervateiro, técnicos, ervateiros e produtores rurais, debaterão o tema, no CTG Querência do Mate. O Congresso inicia nesta quinta-feira, dia 14, às 8h, encerrando-se no sábado, dia 16, às 12h.

Na ocasião serão diversas palestras e paineis com temas como, políticas públicas para o setor ervateiro; o papel dos institutos na organização da cadeia produtiva sulamericana da erva-mate; melhoramento e conservação genética, nutrição e manejo associado a produtividade dos ervais; química da erva-mate; linhas de crédito para o setor ervateiro e novos produtos e inovações na cadeia produtiva. Entre os palestrantes, estarão integrantes de diversas instituições nacionais e internacionais ligadas ao setor. Também se fará presente o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi.

Outro destaque do Congresso será a tarde de campo com o tema “Estações de conhecimento técnico sobre erva-mate, que será realizado na comunidade de São Valentim. O evento – organizado pela Emater/RS-Ascar, em parceria com a comissão organizadora da Turismate, a secretaria da Agricultura e a comunidade local – inicia às 13h30min e se estende até às 17h. na ocasião serão seis estações com os temas, matrizeiras e produção de mudas; manejo, podas e sombreamento dos ervais; controle de pragas e doenças; cobertura do solo e adubação e produtividade x rentabilidade.

O Congresso é promovido pela prefeitura de Ilópolis; Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio; Emater/RS-Ascar; Associação Amigos da Erva-Mate (AA Erva-Mate); Sindicato da Indústria do Mate do RS (Sindimate/RS) e Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate). O apoio é da câmara de vereadores de Ilópolis, Câmara Setorial da Erva-Mate, Embrapa Florestas, Fundo de Desenvolvimento e Inovação da Cadeia Produtiva da Erva-Mate (Fundomate), Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS), Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) e Banco Regional de Desenvolvimento (BRDE).

Saiba mais

O evento foi criado com a finalidade de congregar o setor ervateiro da região, com o turismo, já que o enlaçamento destes dois segmentos possibilita a geração de emprego e de renda, contribuindo para o desenvolvimento econômico regional. Em Ilópolis, a Erva-Mate se evidencia pelo fato de ser a base da economia, sendo o município o maior produtor no Rio Grande do Sul.

Os visitantes também poderão vislumbrar as belezas naturais de Ilópolis, assim como o patrimônio cultural, durante os dias da Turismate. A Festa da Erva-Mate conta com diversos segmentos da cadeia produtiva da erva-mate, englobando também feira comercial, industrial, de serviços e agrícola, turismo, eventos técnicos e apresentações artísticas, como o espetáculo cênico A Lenda da Erva Mate. Mais informações – entre elas a programação completa da Feira e do Congresso – podem ser obtidas no site www.turismate.com.br.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...