Confec+ encaminha parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo

A comissão organizadora da Confec+, acompanhada de lideranças regionais, esteve nesta quarta-feira (30) na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Rio Grande do Sul (Sedetur), em Porto Alegre, para encaminhar uma solicitação de parceria com o governo na realização da feira. Recebido pelo diretor geral Jaimir Balbinot, o grupo apresentou detalhes do evento que tem por objetivo promover a cadeia produtiva têxtil e de confecções responsável por gerar riqueza e trabalho para o Estado. Também participaram da reunião os interlocutores do Vale do Taquari junto ao poder público estadual Elmar Schneider, Fabiano Diehl e Douglas Daroit, parceiros que perceberam nesse projeto um meio para estimular o incremento da indústria regional. “A feira tem como propósito criar possibilidades de aproximação do empreendedor com tecnologias, mão de obra e qualificação. A Confec+ vem para fomentar o desenvolvimento da indústria de confecções do RS”, explicou o coordenador do evento, Daniel Aires.

Presidente da Amturvales, Rafael Fontana destacou que o projeto da feira não se limita ao Vale do Taquari, abrangendo o segmento em todo o Estado, onde não há promoção semelhante. Da mesma forma, o gerente da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Antônio Juarez da Silva, ressaltou que se trata de uma iniciativa cujo resultado será a potencialização da economia e da cultura gaúcha. “Um evento desses vem ao encontro dos dois grandes alicerces que embasam hoje a economia e o turismo do Estado”, afirmou.

Coube a Aires a apresentação geral da Confec+, incluindo objetivos, público-alvo, distribuição de expositores, atividades e programação técnica. Já Maísa Rasche descreveu algumas dinâmicas e curiosidades que estão confirmadas, como a demonstração de uma indústria modelo, onde será possível acompanhar toda a sequência operacional da confecção de peças, desde o planejamento até a expedição, expondo tecnologias e processos que podem otimizar o trabalho.

Balbinot enalteceu a intenção da feira em fomentar o setor e auxiliar o empreendedor, objetivos que justificam a participação da Sedetur. Ele cogitou, inclusive, a presença com um estande para divulgar todas as oportunidades que o órgão estadual disponibiliza para os empresários, dentre os quais citou o Microcrédito e o Exporta RS. “Nós temos um interesse muito grande que isso aconteça. É a possibilidade de interiorização dos serviços que a secretaria oferece”, revelou.  O diretor ainda sugeriu que se proporcione durante o evento um encontro entre empresários do setor com o governador Eduardo Leite, havendo ainda a possibilidade do lançamento de um programa específico para esse segmento.

A partir desse posicionamento de Balbinot, ficou combinado que a Sedetur designará uma pessoa para integrar o grupo de trabalho da feira, a qual intermediará o contato entre o órgão e a comissão organizadora e participará das reuniões para alinhamento das ações a serem empregadas. O diretor ainda garantiu que auxiliará na agenda de visitas a instituições que estão sob a tutela do governo e que podem auxiliar a viabilizar o evento ou oferecer linhas de crédito acessíveis e exclusivas para os empresários do setor da confecção.

A Confec+ ocorre nos dias 15, 16 e 17 de agosto no Parque do Imigrante, em Lajeado, e projeta receber cerca de três mil compradores e visitantes de todo o Estado. A feira é uma realização da Lume Eventos e da Acil, em parceria com a Comel Assessoria e Moldes Roupas.

 

Fonte Simone Rockenbach

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...