Comunidade Evangélica lança Festival do cinquentenário

Comendadores, autoridades e convidados participaram, na sexta-feira, dia 10, no salão da Oase, do lançamento do 50º Festival do Chucrute. O evento, que congrega bailes típicos, cafés coloniais e festividades com idosos e apaes, é promovido no mês de maio, junto com as comemorações do aniversário de Estrela.

A noite, aberta com uma canção do Coro Misto da comunidade, foi também de homenagens. Os casais comendadores – 13 nesta edição – entregaram aos ex-prefeitos Hélio Musskopf, Leonildo José Mariani e Geraldo Manica e ao atual gestor Rafael Mallmann um quadro em reconhecimento ao apoio da Administração Pública. Lembrando as pessoas que estiveram na organização do primeiro baile, em 1966, também receberam a homenagem Edi Behs, Ira Schwambach, Renate Hilgmann e Gurdron Costa que, juntamente aos esposos já falecidos, deram corpo ao evento símbolo da colonização alemã no município.

Para o instrutor dos grupos de dança, Andreas Hamester, o Festival do Chucrute é um dos maiores eventos germânicos do Sul do país. “Não conheço outro festejo germânico que esteja em seu cinquentenário. As tradicionais oktoberfest de Santa Cruz (RS) e Blumenau (SC) estão com pouco mais de 30 anos”, lembra. Ao lado dos antigos instrutores Benno e Eredi Heumann, ele também foi homenageado.

O presidente da Comunidade Evangélica, Hans Udo Franz, resumiu o Festival como o auge do trabalho comunitário que envolve centenas de voluntários, dançarinos e comunidade regional. “É uma festa que inicia com um ano de antecedência com a escolha dos comendadores, visita a apoiadores e vai se concretizando com o preparo do chucrute, o ensaio das danças, a decoração do salão”, conclui.

Já o prefeito Rafael Mallmann acredita que o Festival do Chucrute é uma vitrina de Estrela. Visitantes de todo o país e até de fora desembarcam na cidade no mês de maio em busca de uma festa familiar, repleta de tradições germânicas.

Programação

O primeiro baile do Festival do Chucrute será no dia 16 de maio, às 20h, no Centro Comunitário Cristo Rei. A animação será do conjunto La Montanara e os ingressos podem ser adquiridos na secretaria da comunidade. No domingo, dia 17, às 15h, ocorre o café colonial servido à quilo. A entrada é um quilo de alimento não-perecível e ocorrem apresentações artísticas.

Já na quarta-feira, dia 20 de maio, às 9h, ocorre a Festa do Idoso. E, na quinta-feira, dia 21, às 14h, a tradicional Festa das Apaes. Na sexta-feira, dia 22, às 10h, os prefeitos do Vale do Taquari terão seu encontro da Amvat no Cristo Rei, com almoço típico ao meio-dia. Já no sábado, dia 23, ocorre o segundo baile, com animação da Banda K’necus. A 50ª edição do Festival do Chucrute encerra-se no domingo, dia 24, às 15h, novamente com o café colonial.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...