Composteiras de dejetos suínos é alternativa inovadora em Capitão

O município é pioneiro na instalação de composteiras de dejetos suínos. Visto que possui um dos maiores rebanhos de suínos em extensão territorial. São 75 mil suínos para 72 km².

Hoje, Capitão é considerado o segundo maio produtor de suínos em extensão no RS. E, há uma preocupação muito grande por parte da Administração Municipal, para contornar problemas nos casos mais críticos como é o dejeto de suínos e, evitar danos ao meio ambiente.

Para tanto, o município conta hoje com uma equipe de profissionais na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, preocupados em preservar e evitar possíveis desastres ecológicos. Foram com estes objetivos que se deu início as construções de composteiras, mostrando ser esta, a única alternativa para resolver parcialmente o problema do destino do dejeto líquido produzido nas granjas. Projeto este que deu certo. Se o manejo for feito corretamente, o resultado é excelente, produzindo um bom adubo orgânico, sem odor e seco.

A procura pelo mercado desse adubo já é muito grande, devido ao resultado que produz na olericultura e agricultura em geral. A técnica das composteiras instaladas em Capitão chamou a atenção de diversos municípios do RS. Isto é notável, devido às diversas visitas que o município recebe quase que semanalmente. São municípios que também estão tendo dificuldades para destinar os dejetos de suínos em seus municípios. O município também conta com uma fábrica legalizada em fabricar e instalar o equipamento e também conta com assistência técnica na operação do equipamento.

O secretário da Agricultura, Valmir Morschheiser, se coloca a disposição em receber qualquer delegação e esclarecer qualquer dúvida referente a esse processo de composteiras.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...