Comitiva regional pressiona o Daer para pavimentação da RS-129

A RS-129, ligando os municípios de Roca Sales e Colinas, foi tema de nova audiência com o governo do Estado na última quinta-feira, dia 1º, desta vez com o diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), Carlos Eduardo de Campos Vieira. A delegação regional, de aproximadamente 30 pessoas, formada por prefeitos, vices, vereadores e empresários, reuniu-se em busca de uma solução para a pavimentação dos oito quilômetros de estrada de chão que passam pela Linha Fazenda Lohmann.

O Prefeito de Roca Sales, Nélio José Vuaden, entregou o projeto técnico do trecho elaborado pela prefeitura e que também já foi entregue à Secretaria de Infraestrutura e Logística do RS (Seinfra). Conforme ele, a estrada pavimentada é importante não apenas para o fluxo de veículos, mas também para exploração do potencial turístico da região e escoamento da produção, uma vez que ao longo dela estão instaladas empresas importantes, como um abatedouro de peixes, duas empresas de cerâmicas, produção de mais de um milhão de aves por lote e de leite, entre outros. “Essa ligação vai aproximar a região da Serra e os municípios da região alta a Lajeado, além de ser uma rota alternativa para a RS-130, que está sobrecarregada”, afirmou. De acordo com o Chefe do Executivo Roca-Salense, o acesso também encurtará a distância para alunos que estudam na Univates.

Para o Deputado Estadual Lucas Redecker (PSDB), a conclusão da RS-129 é uma demanda suprapartidária. Ele disse que trafegou pela estrada no último fim de semana para fugir do trânsito intenso da BR-386 e da RS-130 e que ela está muito bem conservada por ser de chão batido. Redecker anunciou para os presentes que criou a Frente Parlamentar Pró Duplicação da RS-30, que será lançada nos próximos dias, como forma de chamar a atenção para a necessidade da duplicação. Disse ainda que apresentou emenda ao Orçamento de 2013 para a execução do projeto técnico da RS-129, que foi rejeitada pelo governo Tarso. Desta forma, solicitou ao Daer que priorize o trecho.

Depois de ouvir as manifestações, Vieira se manifestou dizendo que é parceiro da obra, mas não falou em prazos ou datas para que ela se torne realidade. Disse que vai verificar se o projeto entregue atende as especificações exigidas pelo Daer e que “depois disso é buscar o dinheiro”. Conforme ele, “o projeto será colocado na pauta do órgão e, ocorrendo nova disponibilidade de recursos, será priorizado”.

Entre as presenças na reunião estavam também os prefeitos Neori Luiz Dalla Vechia (Anta Gorda), Lourival Seixas (Muçum), Sérgio Marasca (Westfália), Diogo Siqueira (Santa Tereza), Alvimar Luiz Lisot (Doutor Ricardo), Olmir Rossi (Ilópolis), presidente da Cosuel, Gilberto Picinini, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Roca Sales, Egon Schneider, presidente da Câmara de Indústria e Comércio (CIC) de Roca Sales, Sílvio Luiz Grandi, entre outros. A audiência no Daer atende também pedido do deputado federal Jerônimo Goergen.

Entenda o caso

A estrada ligando Colinas a Roca Sales tem cerca de 20 quilômetros de extensão, sendo que destes, oito quilômetros precisam ser asfaltados. Pelas estimativas do Daer, apresentadas anteriormente, o custo da obra está avaliado em R$ 6 milhões. No dia 13 de maio, o deputado Redecker e a delegação de lideranças estiveram na Seinfra, quando foi levantada pela secretaria a possibilidade de a pavimentação ser realizada através de um procedimento denominado Co-aid, já adotado em outros municípios do Vale do Taquari.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...