Comitiva do Vale do Taquari visitará Empresa de trens no Paraná

Representantes dos municípios de Estrela, Colinas, Dois Lajeados, Guaporé, Muçum, Roca Sales e Vespasiano Corrêa, da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e da Secretaria Estadual de Turismo (Setur-RS) realizarão, nos dias 27 e 28 de novembro, uma visita à empresa Serra Verde Express, em Curitiba, no Paraná.

Considerada a maior operadora de trens turísticos do Brasil, a empresa avalia a possibilidade de operar um roteiro turístico férreo no Vale do Taquari. Em outubro, o responsável técnico da Serra Verde Express, Américo Yoshio Mitsuhaschi, conheceu o trecho férreo de Estrela a Guaporé, junto à Ferrovia do Trigo. O técnico esteve nas estações férreas das sete cidades.

O objetivo da visita da comitiva à capital paranaense é conhecer o sistema de operação da Serra Verde e reunir-se com o diretor comercial da empresa, Adonai Aires de Arruda Filho, que apresentará o relatório da avaliação feito no Vale. Além disso, o grupo conhecerá o projeto de funcionamento do passeio turístico de trem da cidade de Morretes para Curitiba.

Entrega de documento durante o Festuris

Na sexta-feira, dia 8, durante o 25º Festival do Turismo de Gramado, o presidente da Amturvales, Vanildo Roman, juntamente com outros representantes da região, entregaram para a chefe de gabinete da Setur-RS, Cora Chiapetta, o convite para a Secretaria acompanhar a visita, no fim do mês de novembro. Além disso, o presidente aproveitou para conversar com o diretor comercial da Serra Verde, que esteve no Festival. Adonai Aires de Arruda Filho antecipou que o engenheiro que esteve na região ficou entusiasmado. “O nosso técnico esteve no Vale para conhecer a parte técnica e o potencial turístico. Pelo que ele nos apresentou é um trajeto maravilhoso o do Vale do Taquari”, disse. Arruda explicou que, se a empresa optar por iniciar os trabalhos para viabilizar um passeio turístico de trem na região, o processo é longo até a concretização. “Existe um período de análise e uma fase de cumprimento de regras. Há várias normais federais que precisam ser cumpridas, mas são processos necessários para que se dê uma operação segura e sustentável”, afirmou.

A Serra Verde Express já realiza um trabalho turístico no Espírito Santo, no Mato Grosso do Sul e no Paraná.

Mais sobre o festival

A 25ª edição do Festival do Turismo (Festuris) ocorreu de 7 a 10 de novembro, em Gramado.O Vale do Taquari esteve presente no estande da Secretaria Estadual de Turismo do RS (Setur-RS), onde divulgou o material promocional turístico da região e os eventos. Além disso, na festa de abertura do evento, na quinta-feira, dia 7, no Espaço Recreio Gramadense, a região esteve representada por dois eventos: a Suinofest, de Encantado, e o Festival do Chucrute, de Estrela. Os dois municípios foram convidados pela Secretaria Estadual de Turismo para divulgar a região, através de suas festas, gastronomia e cultura.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...