Comitê da bacia hidrográfica TaquariI-Antas reúne-se nessa sexta-feira e elege entidades em segunda chamada

Nesta sexta-feira dia 27, às 9 horas, no auditório do Bloca A da Universidade de Caxias do Sul, em Bento Gonçalves, acontecerá reunião ordinária do comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-antas.
Durante a reunião, entre outros temas, haverá eleição, em segunda chamada, das entidades que integrarão a plenária do comitê para o período 2017-2019. Esta nova eleição tem por finalidade preencher as vagas que ficaram em aberto, nas várias categorias, na eleição realizada no dia 23 de junho. Estão inscritas para
a segunda chamada 25 entidades, integrando as seguintes categorias:
 Abastecimento Público
 Geração de Energia
 Produção Rural
 Indústria
 Transporte Hidroviário Interior e Mineração
 Lazer e Turismo
 Legislativos Municipal e Estadual
 Associações Comunitárias e Clubes de Serviços Comunitários
 Organizações Ambientalistas
 Associações de Profissionais
A plenária do comitê é formada por três grupos de entidades: entidades que representam os USUÁRIOS DA ÁGUA(40%- 20 entidades), entidades que representam a POPULAÇÃO(40%-20 entidades) e ÓRGÃOS DE GOVERNO(20%). Foram eleitas, em 23 de junho, as entidades que representam os usuários da água e a população. Os representantes do Poder Público serão indicados pelos referidos órgãos. Entre as entidades que representam a população podemos citar as Câmaras de Vereadores e as organizações ambientais e entre as entidades que representam os usuários da água podemos citar as Prefeituras, as indústrias, os prestadores de serviços na área de abastecimento público como Corsan e Samae, as entidades que atuam na
produção rural, entre outras.

O comitê da Bacia Hidrográfica é um organismo colegiado, instituído pelo Poder Público e é parte do sistema estadual de recursos hídricos. Sua principal função é atuar no gerenciamento dos recursos hídricos da bacia hidrográfica, buscando garantir a qualidade e a quantidade de água necessária para todos os usos e também a melhor utilização dos recursos hídricos da bacia. A participação no comitê se dá através das entidades e estas designam seus representantes.
O mandato das entidades como integrantes do comitê, é de dois anos, sendo que as entidades que forem eleitas na sexta-feira terão mandato até 2019. No cumprimento de suas atribuições, o Comitê Taquari-Antas reúne-se ordinariamente de dois em dois meses e, extraordinariamente sempre que necessário, sendo o local das reuniões algum Município da Bacia. As entidades integrantes do comitê devem assumir o compromisso de participar das atividades do comitê, observando as disposições do regimento interno.

Também na reunião de sexta-feira haverá apresentação do livro “Recuperação da Mata Ciliar: um olhar entre a sustentabilidade e a legislação ambiental” pela sua autora, Drª Andrea Almeida Barros, Promotora de Justiça Regional de Meio ambiente da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas (PRAMATA) e palestra sobre Saneamento Rural e a Proteção das Nascentes a ser proferida pela Emater. A Bacia Taquari-Antas abrange 120 Municípios.
Maiores informações:
Presidente Julio Salecker, fones 51 9 9993 5191.
Vice-Presidente Adelaide Juvena, fone 54 9 9180 6219.
Secretária-executiva Maria do Carmo P. Quissini, fone 54 9 9978 5157.

Fonte Comitê Taquari-Antas

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...