Comissão lajeadense visita polo de moda da Serra Gaúcha

A comissão criada para trabalhar em prol do setor de moda e confecção na região do Vale do Taquari realizou, no início de setembro, uma visita ao Polo de Moda na cidade de Caxias do Sul. O objetivo foi conhecer como o referido setor se articulou para se destacar dentro do estado, quem são seus parceiros, de que forma trabalham, entre outros aspectos que podem vir a contribuir para que a região do Vale do Taquari possa também estabelecer um polo regional de moda e confecção. Senac, Sebrae, empresários, Câmara de Indústria e Comércio do Vale do Taquari (CIC-VT), além de representantes das prefeituras de Teutônia, Estrela, Encantado e Lajeado foram até a serra gaúcha. “Isso já é um motivo para comemorar, pois estamos conseguindo sensibilizar pessoas de fora de Lajeado, que entenderam que nosso foco é desenvolver um polo regional e não municipal”, afirmou o coordenador da Central de Projetos e Captação de Recursos de Lajeado, Alexandre Comel, que representa o Governo Municipal na comissão. Na última sexta-feira, dia 13, na unidade do Sebrae de Lajeado, a comissão se reuniu para fazer uma avaliação da visita ao polo de Caxias do Sul.

De acordo com Comel, os problemas que os empresários da serra gaúcha enfrentaram antes de estabelecerem o polo de moda por lá, são semelhantes aos enfrentados pelos empresários do Vale do Taquari. Falta de mão de obra qualificada e gestão nas empresas, baixo investimento, problemas nas vendas e baixo valor agregado dos produtos são alguns deles, aponta a comissão. “Dessa forma, será aproveitada a experiência deles para seguirmos com nosso trabalho”, diz Comel, ponderando que adaptações à realidade da região serão feitas.

O próximo passo da comissão será elaborar um questionário de pesquisa quantitativa, no sentido de fazer um mapeamento objetivo do setor de confecção na região, identificando o número de empresas por município, o porte delas, o faturamento médio, número médio de peças vendidas, mercado de atuação, idade média dos equipamentos, número de funcionários, entre outras informações. A meta é entregar o questionário ainda em setembro para as prefeituras de cada município do Vale do Taquari, para que elas o apliquem junto às empresas. A colaboração dos empresários em responder o questionário será fundamental para que a comissão possa, a seu tempo, planejar suas próximas ações e firmar um protocolo de intenções entre os entes envolvidos com a causa do polo regional de moda e confecção do Vale do Taquari.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...