Comissão inicia planejamento do 8º Fórum Tecnológico do Leite

No mês de março ocorreu a primeira reunião da comissão organizadora do 8º Fórum Tecnológico do Leite, evento promovido pelo Colégio Teutônia e parceiros. A programação ocorre nos dias 17 e 18 de setembro de 2014.

Na oportunidade foi debatida a temática da oitava edição, considerando perspectivas e cenários relacionados à cadeia produtiva do leite. Em 2010 o tema do evento abordou “Caminhos para a sustentabilidade na atividade leiteira”, 2011 “Tecnologias de conforto animal para a produção de leite”, 2012 “Sustentabilidade do sistema produtivo de leite” e 2013 “Gestão da nutrição em bovino de leite: agregando valor à atividade”.

Os participantes do encontro reafirmaram a importância da cadeia produtiva do leite, considerada o carro chefe da grande maioria das propriedades da agricultura familiar no Vale do Taquari. Entre os possíveis enfoques do Fórum em 2014 foram sugeridas a continuidade, permanência e sobrevivência da agricultura familiar no contexto da atividade leiteira, considerando a permanência dos jovens no campo e a utilização de tecnologias nas pequenas propriedades rurais.

“Também buscamos uma abordagem social da sustentabilidade, com o leite como alimento, associado à saúde pública. O leite enquanto alimento é um tema que aborda a diversificação de produtos e a utilização da matéria prima”, destacou a coordenadora da Educação Profissional do Colégio Teutônia, professora Maria de Fátima Fuzer da Silva. Nesse contexto a temática poderá focar a satisfação do produtor, o bem estar das famílias que trabalham com a produção de leite, conciliando o uso de tecnologia, com gestão, qualidade de vida, renda, profissionalização e qualidade do produto.

O encontro também contou com a participação de representantes da Cooperativa Languiru, Emater/RS-Ascar, Nutrifarma, Certel, Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (Capa) e Regional Sindical – Comissão do Leite.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...