Comissão da ExpoCruzeiro define detalhes sobre exposição pecuária

Uma comissão formada pela Secretaria da Agricultura, escritório da Emater/RS-Ascar e Departamento de Proteção Animal (DPA), organiza a exposição pecuária que ocorrerá durante a sexta edição da ExpoCruzeiro e Feira do Aipim, entre 10 e 13 de abril de 2014.

O primeiro encontro realizado, recentemente, no salão de eventos da prefeitura, contou com a participação do secretário da Agricultura, Roque Gerhardt; da chefe do escritório da Emater em Cruzeiro, Carmem Fransozi; do técnico agropecuário da Emater, Maurício Júnior Antoniolli; e dos veterinários do município, Guilherme Alves Messchmidt e Thiago Augusto Scapini. Os últimos serão os responsáveis técnicos pela exposição. Ficou definido que a exposição terá como tema principal a mostra de gado leiteiro, contudo, apenas terneiras e novilhas.

Segundo Carmem a ideia não é colocar animais em produção, pois por mais bem estruturado que for, o alojamento não é adequado, além do transporte, que são questões as quais podem prejudicar o animal. Ainda, segundo a engenheira agrônoma, o objetivo é o incentivo para a criação correta das terneiras e novilhas, o que garante adultos de qualidade. “Para tanto também estamos contatando com especialista para trazer palestras e demonstrações técnicas na área leiteira, principalmente no desenvolvimento dos animais”, ressalta Carmem, lembrando que haverá um concurso voltado ao gado da raça Holandês.

Além do bovinos, a feira também deverá contar com amostras de ovinos, caprinos, equinos e peixes. Todos os animais expostos serão de criadores do município. A feira pecuária contará com cerca de 25 espaços. “Será uma exposição pequena, mas de qualidade”, garante Carmem. Na sequência os veterinários estarão visitando os produtores para ajudar a selecionar os animais que estarão em amostra.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...