Comemoração marca os cinco anos do Roteiro Encantado

No início da noite de sexta-feira, dia 14, empreendedores, representantes de Administrações Municipais, integrantes da diretoria da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e diretores da Secretaria Estadual de Turismo (Setur-RS) estiveram reunidos no Auditório Duroc, junto ao Parque João Batista Marchese, onde ocorreu a 12ª Suinofest.

O objetivo do grupo integrado ao setor turístico foi celebrar o aniversário de cinco anos de formatação do Roteiro Encantado.

Na noite especial, o cerimonial resgatou a história do Passeio e também destacou pessoas, empreendedores e atrativos que alavancaram o Roteiro ao patamar que está hoje.

Conforme levantamento da Amturvales, somente entre os grupos acompanhados pelas turismólogas da entidade, o número de visitantes que esteve no Passeio saltou de 173 no ano de 2008 para mais de 1.269 até os primeiros seis meses deste ano. Nestes cinco anos, 5.683 turistas passaram pelo Tour.

Para o presidente da Suinofest 2013, Thiago Fachinetto, é impossível pensar em Suinofest sem pensar em turismo. “O turismo é um dos eixos do evento. Ele rompeu fronteiras graças ao trabalho da Amturvales”, disse.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Encantado (Aci-e), Júlio Medeiros, lembrou que no ano de 2010, quando foi presidente da Suinofest, o turismo foi inserido como um dos eixos do evento. “Essa inserção aconteceu com o objetivo que houvesse esse crescimento notável que há hoje”, destacou.

O presidente da Amturvales, Vanildo Roman, parabenizou o Roteiro pelos cinco anos. “Como Associação temos que valorizar as pessoas que tiveram a iniciativa de formatar esse passeio”, falou.

O precursor do passeio e conselheiro Estadual de Turismo e coordenador do Fórum Regional de Turismo, Rafael Fontana, lembrou o envolvimento de todos para formatar a ideia. “Começamos há cinco anos, mas os empreendimentos iniciaram muito antes. O Roteiro só é realidade em função do conjunto de pessoas que se dedicou a esse trabalho”, ressaltou.

O prefeito de Encantado, Paulo Costi, cumprimentou os envolvidos no trabalho. “São cinco anos de uma caminhada que aos poucos vai alavancando o turismo no nosso município. Todos estão de parabéns pelo esforço incansável”, afirmou.

A diretora do Departamento de Promoção e Marketing da Secretaria Estadual de Turismo do RS (Setur-RS), Camila Mumbach, falou sobre a satisfação de novamente estar na Região dos Vales. “Para o turismo acontecer numa região é preciso a união de todos. É bom estar aqui e ver que o que a gente estuda na academia acontece, que é a iniciativa privada e o poder público investindo no turismo. Que o Roteiro Encantado tenha vida longa e que possamos dobrar esses números de visitas”, finalizou.

Também durante a cerimônia, Fontana, ex-presidente da Amturvales, recebeu uma placa de agradecimento pela iniciativa de desenvolver o turismo no município de Encantado.

O evento foi realizado pela Amturvales, juntamente com a Prefeitura de Encantado, Empreendedores e a Comissão Organizadora da Suinofest, e teve a presença também da diretora do Núcleo de Projetos da Setur/RS, Adriana Jota, e do presidente da Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvap), Carlos Corrêa da Rosa.

Após a cerimônia, os participantes visitaram o Festival de Compras e o Salão Gastronômico.

Um pouco mais sobre o Roteiro

O Roteiro Encantado foi criado em 2008, durante a gestão do então presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e hoje conselheiro Estadual de Turismo, representando o Vale do Taquari, e coordenador do Fórum Regional de Turismo, Rafael Fontana. A primeira reunião para formatar o passeio foi encabeçada por Fontana e ocorreu em maio de 2008, na prefeitura de Encantado. A primeira edição levava o nome somente de Passeio Turístico e foi realizada durante a Suinofest daquele ano. No ano seguinte é que o percurso foi denominado de Roteiro Encantado. Atualmente, o Roteiro Encantado tem como atrativos a Casa do Artesão, Casa de Cultura Dr. Pedro José Lahude, Divine Chocolates, Igreja Matriz e Memorial Santo Sudário, Lagoa da Garibaldi, MarciArtes, Memorial Gino Ferri, Parque Dália e Memorial Cosuel. Também já integraram o passeio, a Cachaçaria Água da Pipa, Vinícola Casa Rica e Casa Rica Ristorante, Adega Dei Nostri e ArmazenArt.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...