Começa a feira da construção civil, mobiliário e decoração do Vale

Começou nesta quarta-feira, dia 25, a sexta edição da Feira da Construção Civil, Mobiliário e Decoração do Vale do Taquari (Construmóbil). O evento, considerado um dos três maiores do ramo no Estado, mostrará até domingo, dia 29 o que há de mais moderno e funcional na área.

O Parque do Imigrante, em Lajeado, recebe nesta edição 200 estandes de empresas locais, regionais e de outras partes do Rio Grande do Sul. A expectativa é que mais de 35 mil pessoas visitem o evento até seu encerramento, e a projeção é que os negócios ultrapassem a soma de R$ 20 milhões.

Com a sexta edição o evento reforça seu caráter de inovação e garante o posto de referência para o lançamento de novos produtos, difusão de inovações tecnológicas e fechamento de negócios.

A comissão organizadora, presidida pelo arquiteto André Kieling, trabalha há um ano para garantir que o evento alcance os resultados desejados. O grupo é formado por profissionais da área da construção civil, decoração e design, além de empresários, e trabalha de forma voluntária.

Kieling admite que o objetivo é superar as metas e fazer a melhor feira dos últimos anos. “Manter o nível das edições anteriores é uma obrigação, mas a intenção é superá-lo, potencializando os acertos, aprendendo com os erros e usando a criatividade para ousar cada vez mais.”

Para o presidente, a feira precisa de dois ingredientes para alcançar o sucesso: expositores e público. “Comercializamos 100% dos espaços, e o número de estandes na área externa aumentou em 400% em relação a 2011. Isso já garante o sucesso da feira. Precisamos agora contar com o público e torcer para que o clima ajude.”

Com o slogan “Tudo se encaixa aqui”, a sextaª edição da Construmóbil tem patrocínio de Bebidas Fruki, Caixa Econômica Federal e do Sinduscom Vale do Taquari, e o apoio de Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, Banco do Brasil, Univates, Saffran Bebidas, Eurobier, Corsan e Certel Energia.

Abertura

Da abertura, realizada no saguão localizado entre os pavilhões 1 e 2, participaram a comissão organizadora, autoridades locais e regionais, e convidados. O deputado Edson Brum representou a Assembleia Legislativa e elogiou a organização do evento e o Vale do Taquari. Citando o slogan da Construmóbil, detalhou: “Organização, força de vontade, planejamento, coragem e visão de futuro. Nesta feira, tudo se encaixa. Nós, da assembleia, reconhecemos o trabalho feito no Vale do Taquari e o defendemos. A Construmóbil é a vitrine do setor da construção civil, e a cada edição ela está melhor. A feira comprova o empreendedorismo do Vale”, reconheceu.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Ronaldo Zarpellon, disse que a feira representa a pujança da matriz econômica da construção civil da região. Ele destacou a importância das parcerias que levam a Acil e o município a se destacar no âmbito estadual.

Já o prefeito de Lajeado, Luís Fernando Schmidt, lembrou que a região trabalha para crescer. “Esta feira é a prova de que nada dá errado e que aqui não cabe pessimismo. Representa a possibilidade concreta de que devemos ser otimistas. Somos o segundo polo moveleiro do Estado.”

Histórico

A primeira Construmóbil foi realizada em 2003, numa parceria da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) com a prefeitura, e teve apoio do Sebrae e da Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Vale do Taquari (Seavat).

Em 2009 foi criado o Espaço Arquitetura para exposição do trabalho de arquitetos, decoradores e parceiros. O objetivo era mostrar as últimas tendências do mercado em decoração de interiores, tendo como foco o lazer e entretenimento. Na edição de 2013, o espaço passou a chamar-se Mostra Arquitetura e Design, montado no pavilhão 3, e exibirá ideias arrojadas e inovadoras para diversos ambientes.

Carbono neutro

Uma das atrações da feira é o fato de ela ser novamente considerada um evento neutralizado: todas as suas emissões de carbono serão compensadas com o posterior plantio de árvores nativas pela comissão organizadora.

As atividades da Construmóbil 2013 estão sendo alvo de completo inventário da geração de carbono durante a sua realização. Com isso, serão tomadas medidas para neutralização dos impactos ambientais produzidos, como gasto de energia e geração de resíduos.

A neutralização de carbono da Construmóbil 2013 é resultado de parceria entre a Comissão Organizadora da Feira, Acil, Certel Energia, através do Projeto Energia Verde, e Max Ambiental.

Programação da feira

Mais informações em www.construmobil.com.br

Quarta-feira, 25
Funcionamento: 18h às 22h

Quinta-feira, 26
Funcionamento: 14h às 22h
8h às 16h: Rodada de negócios do Sebrae
18h às 19h: Palestra a cargo da Olicenter
19h30min: Tangos e Tragédias
20h às 21h: Palestra a cargo da Só Alumínio

Sexta-feira, 27
Funcionamento 14h às 23h
14h às 16h: Mesa Redonda da Univates – Lajeado do Futuro
16h30min às 18h: Palestra a cargo da Caixa Econômica Federal
19h30min: A Comédia dos Erros / Cia Stravaganza

Sábado, 28
Funcionamento: 10h às 23h
18h: Lançamento 1º Desmob 19h30min: Oclaje

Domingo, 29
Funcionamento 10h às 19h

Programação de shows/ Pavilhão 4

26/09 Quinta-Feira
19h as 21h:30min – Leonardo Reis

27/09 Sexta – Feira
19h as 21h:30min – Walter Silva

28/09 Sábado
19h as 21h:30min – Leandro Lages

29/09 Domingo
16has 18h:30min – Rogerinho

Comissão organizadora
Presidente – André Luís Kieling
Vice-presidente – Clecio Vargas
Presidente da Acil – Ronaldo Zarpellon
Vice-Presidente de Eventos da ACIL – Alex Schmitt
Espaço Arquitetura – João Alberto Fluck e Rafael Fernandes
Comercialização – Clecio Vargas; Leandro Eckert; Adair Ruppenthal; Darci Beuren.
Infraestrutura (segurança, limpeza, estacionamento…) – Joni Zagonel.
Eventos Culturais – Sandro Lucas
Layout (Mapas) – Adriana Nunes Machado
Tesoureiro (Acil) – Eldo Dullius
Representante Poder Público – Adi Cerutti; Léo Bolsi.
Assessoria Jurídica – Jairo Cocconi
Representante das Imobiliárias – Sandro Scheerer
Eventos Técnicos – Augusto Alves
Conselho Ex-presidentes – Marta Peixoto de Oliveira; Giancarlo Bervian; João Alberto Fluck; Leandro Eckert

Apoio executivo Acil
Gerente Executivo – Antônio Juarez M.C.da Silva
Assessoria de Eventos – Roger Kaiser Lages; Loiva Wildner; Letícia Postal; Talita Fracalossi
Assessoria de Imprensa – Emilio Rotta; Rodrigo Gallas
Comercialização – Elaine Warken
Publicidade e Propaganda – Gilberto Soares

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...