Coleta de lixo: Assunto é debatido na primeira reunião do ano do Observatório Social de Lajeado

Lajeado – Na última terça-feira, dia 9, ocorreu a primeira reunião do ano do conselho de administração do Observatório Social de Lajeado (OSL). Um dos temas abordados foi a busca de esclarecimento sobre o contrato de recolhimento de lixo no município, que tem sido alvo de debates na comunidade.

O presidente da entidade, Otto Blaas Filho, discorreu, inicialmente, sobre a estrutura atual do OS Lajeado e ações que foram e estão sendo implementadas. Observou que muito mais poderá ser feito à medida em que mais voluntários se juntarem à causa. Ressaltou também as dificuldades que todos os OS enfrentam, diante da falta de recursos, da falta de transparência e demora no retorno nas solicitações de recursos junto aos órgãos municipais.

Lixo em debate

Neste sentido, informou que o OS Lajeado encaminhou ofícios à Prefeitura solicitando informações sobre várias ações e, em especial, sobre a polêmica atual que envolve a troca de empresa de recolhimento de lixo.

Em função da abordagem sobre o lixo, houve manifestação dos presentes, para que o OS também encaminhe à administração solicitação para que a empresa responsável pela coleta tenha maior cuidado no recolhimento de lixo, evitando o espalhamento de restos e mistura de resíduos orgânicos com secos – recicláveis, como vem ocorrendo.

Os participantes também definiram a data para trabalharem o planejamento estratégico do OS, que acontecerá em maio.

O último assunto tratado nesta primeira reunião foi a apresentação dos indicadores mapeados para o III Encontro Nacional, buscando avaliar o desempenho de Lajeado diante dos demais municípios. Várias lâminas foram apresentadas, mas, devido à escassez do tempo disponível, foram apresentados apenas gráficos da Matriz de Indicadores de Gestão Pública de Longo Prazo, que possui 53 indicadores. Uma segunda Matriz de Curto Prazo tem 48 indicadores e terá que ser objeto de discussão em outra oportunidade. Foi destacada a necessidade de se definir uma nova data para tratar sobre este e outros assuntos que ainda ficaram pendentes.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...