Colégio Teutônia investe em tecnologia de precisão

A Massey Ferguson efetuou, na terça-feira, dia 3, a entrega do trator MF 6711 Dyna 4 ao Colégio Teutônia, uma das mais tradicionais instituições de ensino do Vale do Taquari. A parceria entre a escola, a Fundação Agrícola Teutônia (FAT), entidade mantenedora do educandário, e a empresa possibilitou a renovação do parque de máquinas. A solenidade de entrega, que ocorreu em frente ao educandário, contou com a presença de professores, estudantes e funcionários, além de autoridades municipais, representantes de empresas parceiras do Colégio Teutônia, entre elas as cooperativas Sicredi, Certel e Languiru, a Massey Ferguson e a concessionária Samaq, que representa a marca na região.

“Sabedor de que há 63 anos a instituição vem formando técnicos, com mais de 1,5 mil egressos do curso Técnico em Agropecuária, o CT está atento às necessidades, bem como à grande representatividade do setor primário, às políticas de sucessão familiar nas propriedades rurais e à contínua evolução da participação do setor agro em nossa região. A aquisição deste novo trator é fruto de muito esforço e, em parceria com o grupo AGCO – Massey Fergusson e SAMAQ, esse equipamento não se resume apenas a um utilitário agrícola, mas também em ferramenta pedagógica para o contínuo aperfeiçoamento de nossos acadêmicos e constante qualificação do trabalho”, destacou o diretor do CT, Jonas Rückert.

Pioneiro na região, o Colégio Teutônia estará se utilizando, para as aulas do curso Técnico em Agropecuária, como também para as atividades de produção em sua granja, da tecnologia da agricultura de precisão embarcada no equipamento MF 6711 Dyna 4. O novo trator está equipado com instrumento georreferenciado, câmbio automático e tecnologia de ponta, sendo eleito o trator do ano 2015 pela crítica especializada.

O veículo foi adquirido por meio da parceria da FAT com a Massey Ferguson, que recebeu como parte dos investimentos dois outros tratores, adquiridos em 2007, os modelos MF 527 e MF 283. Numa “despedida” simbólica, os dois tratores mais antigos deixaram o local da cerimônia para a chegada do novo MF 6711 Dyna 4, sob aplausos dos presentes.

Desenvolvimento regional

O subsecretário da Agricultura e Meio Ambiente de Teutônia, Luiz Fernando Rückert, enalteceu o trabalho desenvolvido pelo Colégio Teutônia. “O educandário é um dos grandes responsáveis pela introdução e busca pelo conhecimento e novas tecnologias no agronegócio. Este novo trator é mais uma solução tecnológica que fica à disposição dos estudantes e dos produtores rurais da região. Teutônia é hoje a 1ª colocada em retorno de ICMS de produção primária no Vale do Taquari graças a iniciativas como essa e ao trabalho dos produtores rurais.”

O diretor Jonas Rückert ainda lembrou a longa parceria da FAT com a Samaq/Massey Ferguson, com grande evolução dos equipamentos utilizados pelo parque de máquinas da Granja do Colégio Teutônia, cujo trabalho está baseado na sustentabilidade econômica, social e ambiental. “Estamos em constante transformação, na busca incessante por promover as pessoas por meio do conhecimento.”

O presidente da Cooperativa Languiru, Dirceu Bayer, falando em nome das demais cooperativas parcerias do CT, igualmente frisou a profissionalização. “O Colégio Teutônia está enxergando oportunidades em momentos de dificuldade econômica no país, e isso é fundamental para a profissionalização e acréscimo de produtividade no setor do agronegócio.”

Tecnologia

O supervisor de vendas da Samaq, Nilo Marion, enalteceu as qualidades do novo equipamento. “Este trator possui muita tecnologia agregada e certamente pode contribuir consideravelmente para a necessidade constante de incremento na produção de alimentos. O Colégio Teutônia está aproximando ainda mais a tecnologia da Educação.”

Por fim, o coordenador de vendas da AGCO Massey Ferguson do Rio Grande do Sul, Guilherme Trein, agradeceu a oportunidade de participar desse momento importante para o agronegócio no Vale do Taquari. “Este é o trator de maior tecnologia encontrado no mercado brasileiro. O seu envolvimento na formação dos estudantes dos cursos técnicos e no trabalho dos produtores rurais da região qualifica a produção e o aprendizado no agronegócio.”

O coordenador de marketing de produtos da AGCO Massey Ferguson, Eder Pinheiro, entregou as chaves do novo MF 6711 Dyna 4 ao coordenador da Granja do Colégio Teutônia, Rudimar Cerutti, e à coordenadora da Educação Profissional do CT, professora Maria de Fátima Fuzer da Silva.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...