Codeter do Vale do Taquari realiza capacitação de conselheiros em Estrela

O Colegiado de Desenvolvimento Territorial (Codeter) do Vale do Taquari, por meio de suas entidades, realizou na última quarta-feira, dia 9, mais uma edição do curso para capacitação de conselheiros. A atividade foi realizada na sede da Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas (Oase) de Estrela e contou com a participação de 25 representantes das comunidades rurais do município, além de integrantes de entidades representativas e da Secretaria da Agricultura. O apoio foi da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR/RS) e Emater/RS-Ascar.

O objetivo do curso, de acordo com o supervisor da Emater/RS-Ascar, João Francisco Caíno, é contribuir com o conselho municipal para que este possa participar da gestão das políticas públicas, atuando na perspectiva do desenvolvimento rural sustentável. “A intenção é proporcionar aos integrantes do conselho, os subsídios necessários para que o seu papel seja exercido da melhor maneira possível em relação às demandas da comunidade”, ressalta o supervisor.

Para que o objetivo seja atingido é feita a leitura de cenário atual, que envolve os aspectos econômicos, produtivos, ambientais, culturais, sociais e políticos. “Após essa contextualização é feita uma projeção de cenário ideal, dentro desses mesmos aspectos” explica Caíno. Durante o mês de agosto serão realizados mais dois módulos que abordarão, entre outros, a função dos conselheiros, a dinâmica de funcionamento dos conselhos a administração de conflitos.

Para o coordenador regional da SDR/RS, Mauro Stein, as capacitações voltadas a este público são importantes para que a ação nos conselhos municipais seja qualificada, possibilitando a melhor operacionalização das políticas públicas, a democratização destes espaços, a transparência e o controle social dos recursos públicos. “Também a inclusão social de mulheres, jovens e pessoas em situação vulnerável, por meio do uso de mecanismos eficientes de planejamento e gestão de conflitos, se torna importante nesse processo”, avalia.

Para o jovem produtor André Juliano Fink, da localidade de Linha Glória, os temas abordados no curso são bem direcionados, ampliando o conhecimento de cada envolvido em relação ao papel dos conselheiros. “São informações importantes que fazem com que tenhamos mais confiança na hora de desempenhar as nossas atividades”, diz. Para Fink, o conselheiro é um representante da comunidade em muitas questões, entre elas as relacionadas à destinação de recursos para a comunidade.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...