Ciclo de fechamento de silos em fase de conclusão

O município, por meio da Secretaria de Agricultura, está terminando o processo de fechamentos de silos para os produtores de milho. Os primeiros pedidos foram feitos na segunda quinzena de dezembro. “Ainda teremos alguns para realizar a cobertura, mas a maior demanda já foi atendida. Ao todo, o número de silos cobertos gira em torno dos 200”, garante o secretário da Agricultura, José Roque Gerhardt.

Gerhardt destaca que o serviço de fechamento é realizado sem custo para o produtor. “Devido a demanda, usamos diariamente, duas máquinas retroescavadeiras. Em alguns dias foram necessárias três. Isso fez com que, além disso, fossem atendidos apenas serviços de urgência”, destaca.

Conforme Gérson Kolling, profissional da pasta, neste momento, a maioria dos produtores já realizou novo plantio. “Grande parte já colocou a semente na terra para colher novamente em meados de abril e maio”, frisa. O responsável pelos pedidos das sementes por meio das campanhas Troca-Troca – Safra e Safrinha, assinala que no Safra foram distribuídas 1.390 sacas do grão, beneficiando 546 agricultores. Já no recente Safrinha, foram 450 sacas e 183 produtores contemplados. “A grande fatia, cerca de 70% desse milho, certamente é destinado para silagem, que serve de alimento para bovinos de leite e de corte”, salienta.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...