CIC-VT foca potencial hidrelétrico em reunião

A Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT) promove, nesta terça-feira, dia 16, às 19h, reunião sobre o inventário do potencial hidrelétrico do Rio Taquari (baixo Taquari), com foco em Encantado e Muçum. O encontro reunirá lideranças dos dois municípios na Câmara de Vereadores de Encantado.

Os participantes irão assistir à fala do diretor de Geração de Energia da Certel, Júlio Salecker. Conforme o presidente da CIC-VT, Ito Lanius, o objetivo da atividade é compartilhar informações acerca da situação do Vale do Taquari no que se refere à geração de energia elétrica. “Este tema é uma das bandeiras da CIC-VT, justamente por visualizarmos sua importância para o desenvolvimento da economia”, comenta.

Lanius entende que a consolidação do setor pode refletir diretamente no aumento do Produto Interno Bruto (PIB) do Vale do Taquari. Os próprios investimentos feitos, aliados aos seus reflexos na indústria, como energia elétrica de melhor qualidade e de menor preço, mais a retenção dos recursos financeiros na região, são fatores decisivos para a melhoria do desempenho econômico.

Segundo o presidente da CIC-VT, a região tem um potencial de produção de mais de 250 megawatts de energia, mas gera apenas 13,8 megawatts, ou seja, 5% da sua capacidade. As três usinas hidrelétricas existentes ficam em Teutônia, São José do Herval e Putinga.

Agenda

Reuniões semelhantes à desta terça-feira já foram realizadas em outras cidades da região. A próxima será em Estrela, com data ainda a ser definida. O foco do encontro será a barragem de Bom Retiro do Sul.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...