CIC-VT aposta na retomada da Agroind para fortalecer agronegócio

A viabilidade de realizar mais uma edição da Feira Nacional de Máquinas, Equipamentos, Produtos e Serviços para a Agroindústria Familiar (Agroind), agregar-lhe novos serviços e buscar o apoio de patrocinadores foram assuntos debatidos por grupo de empresários, gestores públicos, comerciantes e entidades ligadas ao agronegócio do Vale do Taquari. A reunião foi realizada na manhã desta quinta-feira, dia 12, na Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil). O tema já vem sendo discutido desde o ano passado, a partir do Encontro Estratégias de Ação, promovido pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT), em parceria com o Sebrae VTRP e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE.

A mobilização é pela retomada da feira. A última edição da Agroind foi realizada em 2011, a primeira em 2008. O público estimado em cada edição foi de mais de 50 mil pessoas. A feira tem como objetivo aproximar agroindústrias, expositores e fornecedores da tecnologia, máquinas e equipamentos e abrir canais de venda e possibilitar a capacitação dos envolvidos no setor.

O presidente da CIC VT, Ito José Lanius destacou ser importante a mobilização unindo a iniciativa privada, o poder públicos e entidades do agronegócio. “Precisamos conseguir o envolvimento, principalmente de grandes empresas do setor, que podem entrar com apoio financeiro para a realização do evento. ”

Uma comissão foi criada para organizar um seminário, evento que discutirá a viabilidade ou não da realização da 3ª Agroind em Lajeado. O projeto deve ser apresentado para toda a comunidade. A comissão é formada por entidades como CIC VT, Acil, Sebrae, Amvat, Codevat, Avat, Colegiado de Desenvolvimento Territorial do Vale do Taquari (Codeter/VT), Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial do Vale do Taquari (Nedet/VT), Arranjo Produtivo Local (Aplaf VT) e Emater.

A próxima reunião está marcada para o dia 24 de maio, na Acil, quando serão traçadas metas para cada entidade envolvida na ação.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...