CIC Teutônia e SCPC orientam sobre a concessão de crédito e redução da inadimplência

A CIC Teutônia, em parceria com o SCPC e a CDL Porto Alegre, promoveu, na última quarta-feira, dia 25, café da manhã empresarial gratuito sobre o tema “Como liberar créditos e reduzir a inadimplência”. O evento, realizado no Baviera Park Hotel, teve como palestrante Denise Pires, supervisora comercial regional da CDL Porto Alegre, e contou com a participação de mais de 100 pessoas. O prato principal do encontro destacou conceitos de crédito e inadimplência, cenário de Teutônia e soluções, além do lançamento da Campanha Megativação.

Nas boas vindas o vice-presidente de Infraestrutura da CIC e diretor da Associação Gaúcha para o Varejo (AGV), Waldir Piccinini, destacou a importância do banco de dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito. “Trata-se de uma ferramenta que auxilia os empresários na concessão de crédito.”

Políticas de crédito

A palestrante baseou sua explanação na máxima que prega que “a qualidade do crédito é mais importante que a busca de novas oportunidades comerciais”. Para Denise, a concessão de crédito é uma relação de confiança entre as partes envolvidas. “Muitas empresas liberam o crédito muito fácil. Conceder crédito implica em aceitar riscos e requer que o empresário conheça o tomador. Para isso as empresas devem contar com políticas de crédito adequadas.”

Cenário teutoniense

Tabela apresentada apontou que os empresários de Teutônia esperam, em média, 156 dias para registrar o inadimplente no SCPC. Para Denise, um dos fatores responsáveis por isso é o relacionamento próximo de empresários, vendedores e clientes. “A proximidade com as pessoas, as vezes, acaba fazendo com que as empresas deixem de lado critérios pré-estabelecidos para a concessão de crédito. Essa flexibilização descumpre regras de políticas de crédito elaboradas pelas próprias empresas, incluindo funcionários e donos do empreendimento”, apontou Denise.

Num comparativo com Porto Alegre, o tempo médio entre o vencimento e o registro é de 62 dias, contra 128 dias para o interior do Estado. Proporcionalmente, a capital apresenta 63,57% de exclusões até 30 dias do registro, contra 40,87% do interior e apenas 17,13% para Teutônia.

Campanha Megativação

Na oportunidade a CIC Teutônia e o SCPC lançaram oficialmente a Campanha Megativação, iniciativa que busca orientar os empresários para maior segurança na liberação de créditos. “Com a proximidade das festas de final de ano, em especial da importante data comercial que é o Natal, a campanha objetiva a recuperação de crédito de inadimplentes e, consequentemente, uma melhor resposta nas consultas realizadas pelo sistema do SCPC. Com a Megativação buscamos aumentar o uso dos serviços por parte dos associados, com o registro efetivo e mais rápido dos inadimplentes. A cooperação de todos é fundamental para o desenvolvimento e crescimento dos empreendimentos locais e formalmente constituídos. A partir do momento em que os empresários não efetuam o registro, os próprios empresários e o mercado teutoniense acabam perdendo. Quanto menor for o tempo para fazer a inclusão no SCPC, mais rápido será o pagamento da dívida”, frisou a secretária Executiva da CIC, Carina Schulte Bolfe, acrescentando que “a primeira forma de ganhar dinheiro é parar de perder”.

A campanha foi sugerida pelos próprios associados da CIC, em especial do varejo, e será realizada no período de 30 de setembro a 29 de outubro. Ao final, o associado que apresentar maior percentual de inclusões de registros e consultas numa comparação com o mês anterior à campanha, recebe como premiação curso a sua escolha do portfólio de treinamentos da CIC. Serão contempladas três empresas, uma de cada setor (indústria, comércio e serviços).

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...