CIC Teutônia, Administração Municipal e Languiru falam de investimentos no setor industrial

Teutônia – Na reunião mensal da diretoria da Indústria da CIC Teutônia, no encontro de abril, os diretores da pasta e representantes da Administração Municipal acompanharam palestra do assessor da administração da Cooperativa Languiru, Mário Stockmann, que abordou os investimentos recentes da cooperativa.

Na abertura do evento, realizado na sala de reuniões da CIC, o presidente da entidade, Ivandro Rosa, saudou a todos os presentes e reforçou a importância do encontro. “Esta aproximação da CIC e dos empresários com a Municipalidade é muito importante e nos permite discutir de forma conjunta ações que possam tornar o município de Teutônia mais atrativo para investimentos da indústria. A CIC exerce seu papel de representante da classe empresarial e busca promover o associativismo, conciliando o bem estar e o crescimento sustentável da comunidade como um todo.”

O vice-presidente da diretoria da Indústria da CIC e vice-presidente da Languiru, Renato Kreimeier, elogiou o convite ao profissional para palestrar na reunião da entidade. “É interessante trazermos profissionais graduados para conversarem com os diretores da CIC, com os representantes das empresas e com a Administração Municipal. É uma oportunidade de todos conhecerem melhor diferentes questões referentes à indústria. Se bem administrada a geração de impostos, o retorno para o Município é maior que o próprio investimento das empresas.”

O diretor Francisco de Souza Abrahão, que também integra a pasta da Indústria na CIC, enalteceu o tema da reunião. “Hoje podemos abordar questões pontuais que dizem respeito à atração de novos investimentos industriais e a valorização das empresas já instaladas no município. É primordial que os administradores públicos tenham este olhar para fora e para quem já está aqui dentro.”

Investimentos da Cooperativa Languiru

O convidado Mário Stockmann abordou essencialmente os recentes investimentos da Cooperativa Languiru nas suas unidades industriais, em especial na construção do novo Frigorífico de Suínos em Poços das antas, onde foram aportados cerca de R$ 60 milhões. “Nesse processo de modernização da Languiru foi muito importante o auxilio de recursos públicos, destinados a investimentos nas unidades industriais que a cooperativa possui em diferentes municípios do Vale do Taquari. Nesse processo todo o Planejamento Estratégico foi essencial a partir do momento em que norteou os esforços e nos auxiliou a definir os rumos da empresa.”

O presidente da Languiru, Dirceu Bayer, também acompanhou a reunião e apresentou mais detalhes dos investimentos no frigorífico poço-antense. “Contamos com recursos do Fundopem e incentivos municipais. A Prefeitura de Poço das Antas foi muito criativa na concessão de incentivos fiscais, o que foi decisivo na escolha pelo município para instalação da planta industrial. A Languiru investiu pesado nos últimos anos e é grande geradora de empregos e impostos.”

Stockmann também falou de alianças estratégicas. “Nesse processo as prefeituras têm papel importante e a cooperativa procura negociar individualmente o incremento de valor adicionado. Além do Fundopem, os Municípios podem criar outros instrumentos de incentivo. Deve haver um trabalho diferenciado para atrair empresas com valor adicionado e sustentabilidade.”

Incentivos municipais

O secretário da Indústria e Comércio de Teutônia, José Mirto Petter, acompanhado do secretário de Planejamento Luiz Rückert, falou da busca pela diversificação e qualificação da mão-de-obra teutoniense. “Somos parceiros das nossas empresas e buscamos novos investimentos externos. Com alianças estratégicas, a evolução é mais eficaz e permite que as empresas tenham foco nos seus negócios.”

O vice-prefeito Evandro Biondo anunciou que a Administração Municipal está focada na geração de emprego e renda. “Seguimos um planejamento que nos permite estudar diferentes situações. O foco está no Plano Diretor, que também busca a contribuição do empresariado. O equilíbrio e o desenvolvimento planejado é bastante complexo e vai desde a diversificação da nossa economia até melhorias no sistema de trânsito.”

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...