Certel Energia realiza manutenção na Subestação de Canudos do Vale

A Certel Energia realizou, recentemente, a manutenção do comutador sob carga, equipamento acoplado ao transformador da Subestação de Canudos do Vale responsável por manter o nível de tensão estável nas saídas dos alimentadores da subestação, chegando até o consumidor. Trata-se de um importante investimento, na ordem de R$ 130 mil, necessário para a confiabilidade no fornecimento de energia elétrica.

Segundo o supervisor de subestações, Simão Pedro Diehl, a função deste comutador é interpretar as variações do nível de tensão no sistema de 69 mil volts, verificar o carregamento do transformador e, com isso, ajustar a tensão de saída da subestação. As demais subestações da cooperativa, situadas em Teutônia, Lajeado e São Pedro da Serra, também têm seus comutadores revisados periodicamente. A próxima manutenção será na subestação de São Pedro da Serra, prevista para o ano que vem.

Para realizar o serviço, que durou seis horas, a Certel Energia não precisou interromper o fornecimento em nenhum momento. Para tal, usou o transformador reserva lá existente e, através de manobras entre subestações, conseguiu suprir a demanda de energia, principalmente considerando-se que, naquela microrregião, grande parte dos associados são produtores rurais e necessitam da energia elétrica para o desenvolvimento de suas atividades.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...