Certel Energia estuda como diminuir ação de descargas atmosféricas

Profissionais e diretores da Certel Energia e de outras cooperativas de infraestrutura do Estado assistiram, no dia 20 de janeiro, a palestra de André Eugênio Raitz, gerente nacional da SineTamer, uma multinacional sediada nos Estados Unidos que atua há 30 anos no mercado de proteção contra transitórios, ou seja, fatores de risco ao fornecimento de energia elétrica, como as descargas atmosféricas e temporais. Diferentemente do que existe no mercado brasileiro, a empresa desenvolve filtros que absorvem essas ações transitórias e deixam passar a menor tensão residual aos equipamentos eletrônicos e de potência do sistema.

“Foi muito interessante despertar o olhar das cooperativas ao assunto, porque muitas vezes as empresas distribuidoras são banalizadas pela ação desse tipo de evento”, afirmou Raitz. A intenção é oferecer uma maior segurança dos equipamentos instalados no sistema elétrico, como religadores e transformadores, gerando mais conforto e segurança ao cliente final, e evitando aquela reclamação ou descontentamento por anomalia ou falha na distribuição. “Traz benefício para a distribuidora, melhorando ainda mais a sua relação com o cliente final”, completa.

Esta tecnologia oferecida pela SineTamer é essencial, considerando-se que o Brasil tem uma incidência significativa de raios e induções atmosféricas. A cada verão, isso motiva a uma maior preocupação, tanto das distribuidoras quanto dos usuários finais. “Viemos para trazer esta consciência na estação do ano em que se acentuam as condições de descarga atmosférica, onde se percebe na prática a ação transitorial. É algo que pode evitar o corte de energia para empresas, produtores rurais e demais associados, elevando a confiabilidade no fornecimento”, salienta.

A Certel Energia pretende desenvolver um projeto-piloto para testar a tecnologia disponibilizada pela multinacional. O teste deverá ocorrer em local com alto índice de raios e trovões.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...