Certel Energia e Certaja projetam plano piloto para melhoria da qualidade da energia

Vale do Taquari – Melhorar a qualidade na distribuição de energia elétrica e reduzir custos de operação. Este é o objetivo de uma nova tecnologia que foi apresentada à Certel Energia e à Certaja, mês passado, em Teutônia, pelos engenheiros da Siemens, Márcio Moura de Mattos e Paulo Henrique Bornato da Silva. A ideia é iniciar um plano piloto com as cooperativas para testar a eficácia do equipamento, denominado de Siemens Fusesaver. De acordo com o gerente técnico da Certel Energia, Francisco de Oliveira, um dos benefícios seria diminuir a Duração de Interrupção por Unidade Consumidora (DIC) e a Frequência de Interrupção por Unidade Consumidora (FIC), além de reduzir custos de operação no sentido de evitar deslocamento desnecessário de plantões.

O equipamento foi apresentado recentemente às cooperativas no Rio de Janeiro, durante o Seminário Nacional de Distribuição. “Pretendemos realizar parcerias entre as cooperativas. Quando se insere uma nova tecnologia no sistema, objetivamos a melhoria da qualidade no fornecimento, com mais confiabilidade e diminuição de custos de operação. Nosso sistema é bom, mas podemos melhorar, e esses equipamentos vêm para isso”, avalia Oliveira.

Também estiveram presentes na ocasião o gerente comercial da Certel Energia, Ernani Aloísio Mallmann; o coordenador de manutenção do sistema, Samuel Vanderlei Deifelt; o supervisor de equipamentos e subestações, Simão Pedro Diehl; o analista de distribuição, Daniel Luis Sechi; e o engenheiro eletricista da Certaja, Éderson Pereira Madruga.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...