Certel Energia adquire novos transformadores

Vale do Taquari – Para atender o aumento gradativo do consumo de energia elétrica, a Certel Energia adquiriu em março 320 novos transformadores que serão utilizados ao longo do ano para manter a qualidade e a confiabilidade no fornecimento. Hoje, a cooperativa conta com 6.586 transformadores instalados em 47 municípios, sendo que, a cada ano, são instalados 280 novos equipamentos, em média.

O vice-presidente, Erineo José Hennemann, diz que anualmente é realizada uma pesquisa de preços, e houve a possibilidade de financiar esta aquisição pelo Banco de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul (Badesul). Isso permitiu a compra dos transformadores, facilitando a negociação devido à quantidade e redução dos custos de inspeção.

Para o presidente da cooperativa, Egon Édio Hoerlle, a necessidade desta aquisição está relacionada ao aumento do consumo de energia que, em 2012, foi de 6,32% na área da Certel Energia, exigindo um investimento maior em termos de qualidade e confiabilidade. “E o transformador é um equipamento importante, pois recebe a energia em alta tensão e a transforma para baixa tensão, disponibilizando energia para o consumo dos associados, dando melhores condições para o usuário utilizá-la. Aumentando o número de transformadores e reduzindo a extensão das redes de baixa tensão é possível manter um nível adequado de voltagem para os nossos consumidores”, afirma.

Aumento de carga

Este planejamento prevê a substituição de transformadores de menor potência por uma maior, além da instalação de novos, a fim de atender às prioridades para o fornecimento. O diagnóstico é feito pela Certel Energia em função de solicitações do associado para aumento de carga. “Por isso, temos solicitado que o associado se dirija à cooperativa sempre que precisar aumentar o seu consumo. Basta ligar para o telefone gratuito 0800 516300”, frisa Hoerlle.

O presidente destaca que a cooperativa registra um índice de queima de transformadores muito pequeno, reconhecido como um dos menores no País. Em 2012, por exemplo, foram apenas 27, representando 0,41% do total instalado, o que demonstra que a Certel Energia está no caminho certo, padronizando as instalações, utilizando para-raios e sistema de aterramento adequado, melhorando a proteção da rede elétrica. “Com isso, reduzimos despesas e o desconforto da falta de luz. Nosso associado merece uma distribuição de energia contínua, sem grandes interrupções”, assinala.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...