Certel e Certel Energia promovem encontro de colaboradores com deficiência e reabilitados

Foi realizado em novembro, durante a 30ª Semana Interna de Prevenção a Acidentes do Trabalho (Sipat) da Certel e da Certel Energia, em Teutônia, o 1º Encontro de Pessoas com Deficiência e Reabilitados das duas cooperativas. Na ocasião, os 53 colaboradores deficientes e reabilitados de todas as unidades das cooperativas puderam reunir-se e conhecer melhor as empresas em que trabalham, além de exporem os seus sentimentos em relação às funções que desempenham e ao local de trabalho.

O gerente de recursos humanos, Alexandre Marcelo Schneider, observa que este primeiro encontro integra o programa Realizando com Pessoas Realizadas, desenvolvido há cinco anos. As duas cooperativas se engajam para possibilitar um ambiente prazeroso e acolhedor, implementando adaptações no mobiliário e nos prédios, oportunizando melhor acessibilidade e compatibilizando o trabalho de acordo com a deficiência de cada um.

“São pessoas com uma deficiência específica para algumas atividades em determinadas condições, mas jamais com uma incapacidade total para o trabalho. Pelo contrário. Aproveitando bem o melhor talento delas, a melhor capacidade que cada uma tem, especialmente adaptando o ambiente laboral para que possam desenvolver esse trabalho, a maioria se mostra altamente capaz. Chegamos a refletir e a nos questionarmos sobre até onde pode chegar o potencial das pessoas, porque conseguem superar desafios e dificuldades dando o melhor de si”, avalia Schneider.

Saiba mais

Pessoa com deficiência é aquela que, notadamente e através de um laudo médico, demonstra alguma deficiência específica, seja física, mental, emocional, adquirida de nascença ou de acidente, e que gere limitação para realizar alguma atividade em condições normais. Reabilitada é a pessoa com deficiência adquirida posteriormente, que está trabalhando dentro da empresa e, em algum momento, foi acometida de algum mal ou doença, pelo avançar da idade ou não, e não é mais capaz de desempenhar o serviço para o qual foi contratada. Essa pessoa vai para o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), onde faz um processo de reabilitação e é treinada para outra atividade, voltando para a empresa como apta em outra função.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...