Certel desenvolverá projeto de estímulo à geração solar

A direção da Certel apresentou aos seus conselheiros administrativos e fiscais, na última reunião do ano, realizada dia 20 de dezembro, a usina solar instalada junto à sede administrativa da cooperativa, em Teutônia. Numa área de 204 m² e com investimento de R$ 80 mil, a usina é formada por 78 módulos fotovoltaicos policristalinos, um inversor trifásico, um módulo de monitoramento, 16 conjuntos conectores fotovoltaicos, 400 metros de cabos elétricos, 78 estruturas de fixação ao solo e um sistema de medição. Com 25º de inclinação em direção ao norte, a usina possui potência de 20,67kWp (quilowatt pico), com capacidade de gerar mensalmente 2.400 kWh (quilowatt/hora), com energia limpa e renovável para 20 pessoas. A operação comercial iniciou em 18 de dezembro.

E, com o objetivo de incentivar o aproveitamento da geração fotovoltaica também pelos associados, a cooperativa lançará em breve o Projeto Luz da Natureza, através do qual serão abertas visitações com o intuito de que o quadro social entenda melhor as suas vantagens e o funcionamento. “Trata-se de uma energia limpa e renovável que pode ser gerada pelo próprio associado da Certel. Outro grande benefício é a redução da conta de energia paga pelo associado. É a cooperativa colocando-se cada vez mais ao lado da nossa gente, oferecendo conhecimento e assistência para a melhoraria da qualidade de vida”, salientou o presidente, Erineo José Hennemann, acompanhado pelos diretores Julio Cesar Salecker, Ernani Aloísio Mallmann e Ilvo Edgar Poersch.

Importante

Os associados que instalarem energia fotovoltaica em suas residências precisam sempre encaminhar projeto elétrico da instalação a ser aprovado pela Certel. Caso contrário, o associado não terá o benefício da energia que é injetada na rede elétrica, pois há necessidade de substituição do medidor da unidade consumidora. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo 0800 51 6300.

 

Fonte Assessoria de Imprensa da CERTEL

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...