Certa realiza balanço das atividades e projeta cursos para o ano de 2015

O Centro Regional de Formação de Agricultores de Teutônia (Certa) realizou, recentemente, reunião para balanço das atividades realizadas em 2014, com projeção dos cursos que serão oferecidos no local em 2015. Participaram do encontro, integrantes da Emater/RS-Ascar, cooperativas Languiru, Certel e Sicredi e Colégio Teutônia. Em 2014, 310 produtores participaram dos cursos de Bovinocultura Leiteira, Manejo de Ordenha e Qualidade do Leite, Dieta para Vacas Leiteiras e Gerenciamento da Propriedade Rural.

O coordenador do Certa, Maicon Berwanger, ressalta o fato de ter havido um crescimento da procura pelos cursos, em relação ao ano de 2013, quando 194 pessoas participaram das atividades. “E isto é fruto da reestruturação pela qual o centro passou neste ano, com o objetivo de tornar o local uma referência em qualificação em produção leiteira, que é uma das maiores vocações da nossa região”, salienta. Para Berwanger, não bastava apenas oferecer cursos, como os que já estavam sendo trabalhados. “Era preciso inovar e qualificar”, afirma.

O caminho para que este objetivo fosse atingido foi o de especializar os instrutores, que são os responsáveis por repassar os conhecimentos aos agricultores. “E os resultados foram os melhores possíveis”, observa. Para Berwanger, a intenção é manter a qualidade das atividades que estão sendo oferecidas. “Penso que estejamos trilhando um caminho correto, sendo a satisfação estampada no rosto dos agricultores que por aqui passam, a nossa maior realização”, garante. O Certa também recebeu o Fórum Tecnológico do Leite e outras atividades, como dias de campo, com a participação de cerca de 850 pessoas.

Para 2015, as datas dos cursos já estão definidas – as informações completas podem ser obtidas no site www.emater.tche.br, no link Centros de Formação. A parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), que garantiu alimentação, hospedagem e materiais para os cursos, de forma gratuita, deverá ser mantida. Além destes, estuda-se a possibilidade da implantação de outras capacitações, com temas envolvendo a inclusão digital, o manejo reprodutivo e a criação de terneiras e novilhas. Inscrições podem ser feitas nos escritórios da Emater/RS-Ascar, ou diretamente no Certa, que fica na Rua Asídio Dreyer, 154, Bairro Teutônia, na cidade de mesmo nome.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...