Certa faz balanço de atividades e projeta cursos para 2014

A diretoria do Centro de Formação de Agricultores de Teutônia (Certa) realizou na última terça-feira, dia 10, reunião para balanço e prestação de contas das atividades promovidas durante este ano, com projeção de cursos que serão ofertados em 2014. O encontro foi realizado no Colégio Teutônia e contou com a presença de representantes da Emater/RS-Ascar e das cooperativas Languiru e Certel, além de integrantes do Colégio anfitrião.

Em 2013 foram realizados oito cursos de 40 horas sobre Bovinocultura Leiteira, que capacitaram 143 produtores de diversos municípios do Estado. No mesmo período também foram realizados três cursos de 16 horas sobre Qualidade do Leite, com 52 participantes e uma atividade de 40 horas sobre Plantas Medicinais, com 18 envolvidos.

Para o ano que se aproxima, estão previstos os seguintes cursos: Bovinocultura Leiteira, Qualidade do Leite, Gerenciamento da Propriedade e Plantas Medicinais. Todas as capacitações ocorrerão por meio de programas do Governo do Estado, como o Leite Gaúcho e o de Agricultura de Base Ecológica, ambos da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR/RS), operacionalizados pela Emater/RS-Ascar.

O gerente adjunto da Emater/RS-Ascar de Lajeado, Diego Barden dos Santos, ressalta o desafio de ampliar o número de envolvidos em 2014. “Disponibilizamos estrutura, recursos e técnicos para atingir um público maior” acredita. Para o presidente do Certa, Fernando Staggemeier, o aquecimento do setor leiteiro pode contribuir para o crescimento. “Hoje, a indústria ainda opera com boa parte de sua capacidade ociosa, pagando cerca de 20 centavos a mais por litro de leite para o produtor, em relação ao mesmo período do ano passado” avalia.

Mais informações sobre os cursos do Certa podem ser obtidas no site www.emater.tche.br, no link Centros de Formação, pelo fone (51) 3762-4040 ou nos escritórios da Emater/RS-Ascar.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...