Cerca de 300 alunos se formam por meio do Pronatec em Lajeado

Cerca de 300 alunos se formaram, na noite da última quarta-feira, dia 11, em diversos cursos promovidos pelo Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A formatura foi realizada no ginásio Nelson Francisco Brancher, contando com a presença de autoridades municipais e estaduais. Em seu pronunciamento, o prefeito Luís Fernando Schmidt ressaltou que o Pronatec é uma política pública que, através das parcerias dos governos com instituições de ensino, reduz a desigualdade social no país a partir da qualificação profissional das classes sociais economicamente menos favorecidas. Já o vice prefeito, Vilsinho Jacques, ressaltou que os formandos são um exemplo para todas pessoas que pensam em voltar a estudar. “Mas não parem por aí, pois o mercado de trabalho é dinâmico e exige atualização permanente dos conhecimentos”, aconselhou.

Por sua vez, a secretária do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sthas), Neca Dlamoro, afirmou ser uma alegria contribuir para a consolidação de uma política pública que, assim como outras desenvolvidas pela União, favorece as pessoas de baixa renda. Ela lembrou, também, que em 2013 a Sthas abriu 1,1 mil vagas pelo Pronatec, sendo 950 preenchidas. Representando o Governo do Estado, o secretário adjunto do Trabalho e Desenvolvimento Social, Edson Borba, afirmou que o Pronatec é um dos responsáveis pelo Rio Grande do Sul apresentar o menor índice de desemprego dos últimos 20 anos, com 6,1%. “Vocês, formandos, são o maior investimento da União, do Estado e do Município de Lajeado, pois são fruto de investimento em educação”, destacou.

Entre os cursos, nove foram ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), 13 pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e dois pelo Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat).

Cursos promovidos

Auxiliar de recursos humanos, auxiliar administrativo, auxiliar de pessoal, recepção, edição de projeto visual gráfico, montagem e reparação de computador, espanhol, inglês, cuidador de idosos, promotor de vendas, eletricista de automóveis, instalador predial, instalador industrial, padaria e confeitaria, pedreiro, soldador MIG/MAG, torneiro mecânico, operador de retroescavadeira e operador de escavadeira hidráulica.

você pode gostar também Mais do autor

Comentários

Carregando...